O presidente do Conselho Municipal de Turismo de Rolândia (Comtur), Fabio Perusso, enviou ofício à Câmara pedindo providencias para fiscalizar, multar e coibir o descarte incorreto de lixo na cidade. Além disso, o documento pede também a limpeza periódica dos locais para que não haja acúmulo de dejetos na cidade.
O Comtur também cobra a parceria do Poder Público em projetos de educação e conscientização ambiental, para que o público e o particular façam sua parte para sanar o problema. No ofício, o conselho denuncia também o descarte incorreto na estrada do San Rafael, ponto turístico de Rolândia.
A vereadora Edileine Griggio, que leu o documento, apontou que a população também deve colaborar com o descarte correto e o consequente embelezamento da cidade, já que o poder público não é capaz de resolver a situação se a população continuar com os maus hábitos.
“Vivemos aqui pedindo para que as pessoas tenham consciência, educação e respeitem a cidade que moram. Não adianta nós nos unirmos se as pessoas não começarem a praticar isso dentro da própria casa. Contamos com a ajuda de todos”, afirmou a parlamentar.
Edileine aproveitou o assunto para registrar que moradores do jardim Vale Verde entraram em contato pedindo a remoção do ecoponto do bairro. Eles se organizaram em um abaixo assinado pela retirada, já que o recolhimento do lixo não é frequente e o local se tornou praticamente uma montanha de lixo. “Reiterei para que não retirasse os ecopontos só do jardim Vale Verde, mas já pedimos para que tirasse em toda a cidade”, comentou. A vereadora lamentou que a iniciativa não tenha dado certo. “Infelizmente, foi uma ideia que não funcionou, ficou inviável e foi um dinheiro que acabou sendo aplicado errado”, opinou.