Saúde vacinou 121 crianças contra o sarampo

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Saúde vacinou 121 crianças...

    A Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia ministrou 434 doses de vacinas do Calendário Nacional de Imunização durante o sábado (19), Dia D da Vacinação contra o Sarampo. Nesse mesmo dia, 543 carteiras de vacina foram avaliadas pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde, que ficaram abertas até as 17 horas. De acordo com a secretaria, até o dia 19 foram avaliadas 1140 carteiras de vacina e realizadas 121 doses de vacina contra sarampo em crianças de seis meses a menores de cinco anos. Na população geral, maiores de 5 anos, foram avaliadas 1.818 carteiras de vacinas e realizadas 394 doses de vacina tríplice viral.

    Em agosto, o Ministério da Saúde determinou que crianças de 6 a 11 meses devem tomar uma dose extra contra o sarampo, a chamada “dose zero”. A primeira etapa contempla crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade e segue até o dia 25 de outubro. Os adultos de 20 a 29 anos estarão em foco na segunda etapa, que vai de 18 a 30 de novembro, data também do Dia D para essa faixa etária. Durante a campanha, a vacinação será realizada de forma seletiva para ambas as faixas etárias, ou seja: serão vacinados aqueles nunca vacinados ou com esquema incompleto, conforme calendário nacional de vacinação.

    As doses por idade
    De 06 a 11 meses, aplica-se uma dose da vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola). De 1 a 29 anos, o indicado é ter duas doses da Tríplice Viral e, de 30 a 49 anos, somente uma dose de Tríplice Viral. Os profissionais de saúde de qualquer idade devem tomar 2 doses da vacina.

    A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, pois faz parte do calendário nacional de vacinação, seguindo o esquema de faixa etária. Quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme preconizado para sua faixa etária, não precisa receber a vacina novamente.

    Não devem receber a vacina casos suspeitos de sarampo, menores de seis meses de idade, imunocomprometidos e gestantes (devem esperar para serem vacinadas após o parto). Caso esteja planejando engravidar, aconselha-se fazer exame de sangue para saber se já está imune à doença. Se não estiver, deve ser vacinada um mês/quatro semanas antes de engravidar.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: