Rolândia sediou a primeira fase do curso avançado para chefes escoteiros no final de retrasado através do grupo escoteiro Guarani. De sexta (11) a domingo (13), 34 chefes de mais de 20 cidades da região participaram do curso, que ainda tem 15 pessoas na equipe de formação. O curso é dirigido por Irineu Muniz de Resende Neto, presidente da União dos Escoteiros do Brasil no Paraná e pertence ao grupo Takashi Maru, e José David de Ferreira Bandeira, da equipe regional de formação pelo grupo Tapejara de Curitiba.
Daqui um mês, os participantes voltam a Rolândia para a segunda fase, do dia 15 a 17 de novembro. Desta vez, usarão a Pousada das Alamandas. Ao longo desse tempo, os alunos poderão fazer outros cursos e pesquisas para complementar o aprendizado.
O conteúdo do curso é geral, sendo o mesmo aplicado em todo o Brasil. “Nosso objetivo é formar líderes, adultos experientes com formação no que aplicar para os jovens dentro de seus grupos escoteiros”, ressaltou Davi. “Temos experimentação teórica, para preparar o adulto, mas vamos para o campo também, com uma série de técnicas. Toda capacitação é feita assim, com o adulto, mas com a intenção dele praticar o escotismo na sua sede”, completou Irineu. Entre a programação, tiveram jogos, orientações para aconselhamento, tarefas comunitárias e educativas e outras atividades diversas.
O presidente ainda explicou que o sistema de formação dos adultos no escotismo é composto de três cursos: preliminar, básico e avançado – o que está sendo realizado em Rolândia. “É uma capacitação para que eles aprendam aqui as melhores técnicas e maneiras de aplicar o escotismo e levar para os jovens das tropas nas suas cidades”, esclareceu.
O curso ser promovido em Rolândia acabou sendo a realização de um objetivo maior. “Esse curso só é dado em Curitiba, então temos esse plano de interiorizar esses cursos de formação. Rolândia e as cidades vizinhas praticam um escotismo maravilhoso”, destacou Irineu. Jair Donizeti Stefani, diretor de métodos educativos do Guarani, comemora que Rolândia tenha sido escolhida para o curso. “Na região nossa, a norte, temos essa equipe preparada aqui para fazer esse curso e preparar nossos adultos para ajudar os jovens”, afirmou.
Para se juntar ao grupo escoteiro Guarani, basta comparecer aos sábados na sede, que fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, 336 no Jardim Alto da Boa Vista. As crianças podem começar dos 6 anos e meio como lobinhos, continuando até jovens de 21 anos.