Que o trânsito de Rolândia é complicado, com muitos veículos e poucas vagas, motoristas que não dão seta. Isso todo mundo já sabe. Mas há situações que excedem e que merecem ser noticiados. A rua Hugo Maria do Valle, no cruzamento com a rua Manoel Carreira Bernardino, bem em frente à entrada do estádio municipal Erich Georg, é um desses casos.
A primeira coisa que chama a atenção é que não há sinalização alguma que mostre aos motoristas que eles não devem virar, à esquerda ou à direita. Não há sinalização horizontal (pinturas) e nem vertical (placas). E a falta de sinalização independe da direção que o condutor do carro vá. Se for em direção ao centro ou em direção ao bairro, o motorista não verá placa ou pintura que o impeça de virar na rua Manoel Carreira Bernardino.
Para os motoristas que são de Rolândia, não há (muito) problema. Os condutores aprenderam, na prática e na marra, depois de muitas buzinadas e avisos de outros motoristas, que só podem seguir em frente na Hugo Maria do Valle naquele trecho. O que provoca essa obrigatoriedade, sem sinalização, em se seguir sempre em frente é que a rua Manoel Carreira Bernardino tem sentido único de um lado e sentido contrário, e único, do outro lado. Quem não é de Rolândia, ou não sabe disso, sempre vira onde não poderia por falta de placa. Ali, vale mesmo o costume.
As únicas placas estão na rua Manoel Carreira Bernardino e alertam que não se pode seguir em frente. A pintura no chão lembra que se pode virar para a esquerda ou para a direita. Tanto faz.
Risco de acidente
A falta de sinalização naquele trecho pode causar acidentes, já que os motoristas que estão na Hugo Maria do Valle não são alertadas por nenhuma placa ou pintura que não devem virar, nem para a esquerda ou para a direita. Um condutor de fora certamente irá virar e pode se chocar contra outros carros que vêm pela Manoel Carreira Bernardino, da esquerda ou da direita.
Outro lado
O Jornal de Rolândia entrou em contato com o presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Marcos Santucci, que também é secretário municipal de Serviços Públicos. O secretário afirmou que já fora alertado sobre o problema. “Fizemos pedido de placas que devem chegar na semana que vem e vamos colocar uma placa de cada lado na Hugo Maria do Valle”, ressaltou Santucci.
Ainda de acordo com o presidente, as placas também serão usadas na rua Alice Rocha, no Santiago, que passará a ser mão única, no sentido único centro-bairro.