Pesquisar
Close this search box.

Rolandenses em exposição fotográfica sobre o câncer

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rolandenses em exposição fotográfica...
    Pelo sexto ano consecutivo, o FOCAR – Fotoclube de Arapongas, promove uma exposição fotográfica com modelos em tratamento ou sobreviventes do câncer de toda a região, incluindo rolandenses. A abertura acontece nesta quinta (31) às 20h na Biblioteca Pública Municipal e estarão expostas 70 fotos coloridas e em preto e branco de 35 modelos clicadas por 19 fotógrafos. A exposição permanecerá na Biblioteca até 15 de novembro com entrada gratuita.

    No total, 15 mulheres rolandenses convidadas para serem fotografadas a partir de uma lista repassada à Sandra Gasparotti, presidente do FOCAR, pela secretária de Saúde de Rolândia, Marisa Mendes Ferreira. Ainda não é possível saber quantas delas foram fotografadas, porque algumas não conseguiram ser contatadas e nem todos os fotógrafos haviam entregado suas fotos até o fim da edição do JR. Algumas imagens que já foram finalizadas são as que ilustram essa matéria. 

    A exposição retrata homens e mulheres de várias idades e que passam ou passaram por vários tipos de câncer, servindo de inspiração para a perseverança no tratamento e importância do diagnóstico precoce. “As fotos são uma forma lúdica e artística de lidar com a doença, resgatando a autoestima e ajudando tanto modelos, quanto familiares, e a população em geral, a despirem-se dos preconceitos quando o assunto é câncer, incentivando um ambiente psicológico propício para enfrentar o tratamento”, ressaltou Sandra.

    O evento também contará com informações sobre os benefícios concedidos aos portadores de câncer, por advogados organizados pela Comissão da Mulher Advogada de Arapongas, também presidida por Sandra. “Os direitos incluem isenção de IPVA, ICM, IPTU, benefícios preferenciais e etc”, explicou. A abertura ainda terá apresentações do Ballet Adágio, tango com Luciano Graça, grupo de violino do Conservatório Villa Lobos, Daiane Imbriane com a dança do ventre – que terá participação de modelos. Está prevista também a exibição de depoimentos dos modelos fotografados sobre o câncer. 

    Como contou Sandra, a exposição começou em 2014, apenas com mulheres e de Arapongas. No segundo ano, ela foi ampliada para outras cidades e passou a incluir homens. Inclusive, o Foto Clube de Londrina passou a fazer parte do evento desde 2017. A comunidade também colabora com a realização da exposição. “As roupas que os modelos usam é o comércio da cidade que oferece, assim como a maquiagem, que as maquiadoras oferecem gratuitamente”, revelou a presidente. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: