Na manhã de quinta (31), um motorista que trafegava pela estrada alternativa que liga Rolândia a Arapongas sofreu um acidente ao cair em um enorme buraco do lado araponguense da via. O motorista, que é de Arapongas, está bem e os danos foram apenas materiais. Esse é mais um fato na “briga” do Movimento Tarifa Zero pela direito de ir e vir dos motoristas das duas cidades que não queiram trafegar pela BR-369 e pagar o pedágio da Viapar.
O acidente destaca uma preocupação do Movimento sobre as condições da estrada, que era usada diariamente por muitos moradores de Rolândia que consideram absurda a tarifa do pedágio e se arriscam na via alternativa. “E vão acontecer acidentes mais graves ali, por causa da falta de sinalização que eles deixaram lá. Outros acidentes também podem vir a acontecer”, alertou Izabel Martins, do MTZ.
Antes do acidente, e depois da prefeitura de Arapongas cavar aquele enorme buraco, foi realizada uma reuniĂŁo na Ăşltima sexta (25) com mais de 50 pessoas do movimento, moradores e usuários da via alternativa. “Ficou decidido que nos prĂłximos dias, vamos fazer uma manifestação”, adiantou o vereador JoĂŁo Ardigo, que participa do movimento. A data ainda nĂŁo foi decidida, mas Ardigo pede que a população e clubes de serviço compareçam em peso na manifestação na divisa entre as cidades. “NĂŁo existe outra saĂda senĂŁo deixar pronta aquela estrada alternativa. Rolândia já fez isso, mas falta Arapongas fazer tambĂ©m”, ressaltou.
A reivindicação do grupo, como explicou Izabel, Ă© que a estrada alternativa tenha continuidade no lado de Arapongas para evitar esses transtornos e prejuĂzos para a população.
O MTZ tambĂ©m quer tomar providĂŞncias já que o buraco impede a passagem, ferindo o direito de ir e vir, considerando que estrada alternativa existe há mais de 60 anos. “Vamos pedir tambĂ©m Ă Prefeitura para entrar com uma ação contra a Viapar e o municĂpio de Arapongas, porque estĂŁo interrompendo o direito do morador de Rolândia ir atĂ© o municĂpio vizinho por ali”, concluiu o vereador.
Na tarde da quinta-feira (31), a Viapar estaria colocando tubos de concreto para impedir a passagem de qualquer veĂculo.