A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rolândia embargou uma obra da Concessionária Viapar na quinta-feira (31). No final da tarde de quarta, o secretário de Meio Ambiente, Anderson Buss, e outros colaboradores faziam uma vistoria de rotina pela Bacia do Ribeirão Ema quando constataram uma obra em andamento e verificaram que não havia o licenciamento ambiental.
De acordo com o secretário, tratava-se de um emissário de galeria pluvial, obra da Viapar de captação de uma área da Rodovia PR-444. A Secretaria de Meio Ambiente notificou, oficialmente, a sede da Viapar em Maringá e também o Ministério Público.
Anderson Buss afirmou que houve uma reunião com a presença de representantes do DER, VIAPAR E SANEPAR para a apresentação da verificação e constatação da falta de licenciamento para tal emissário. “A Viapar possui todo estudo e licenciamento para a Bacia do Bandeirantes do Norte e não para o Ribeirão Ema, nosso manancial de abastecimento. Agora, com a obra embargada, será feito um novo estudo pela VIAPAR para apresentar ao IAP, MP, SEMMA, COMDEMA e SANEPAR. Só assim, haverá a liberação da obra”, concluiu o secretário.