A questão envolvendo o trânsito de Rolândia e a implantação de um estacionamento rotativo tanto na região central, quanto na Vila Oliveira, ainda não foi resolvida. Isso apesar do trânsito já ter sido municipalizado por lei. A criação de um estacionamento servirá exatamente para possibilitar a rotatividade e otimizar as vagas em ambos espaços. O problema vem se estendo por muito tempo e a população, juntamente com os comerciantes, exige que a demanda seja de fato resolvida o quanto antes.
Chegando ao número populacional de quase 70 mil habitantes, estacionar nas áreas comerciais de Rolândia se tornou um grande desafio. “Os comerciantes chegaram a fazer um abaixo assinado pedindo a implantação deste estacionamento. Isso porque nas regiões comerciais da cidade estão cada vez mais complicadas de se estacionar, os consumidores preferem se deslocar para a cidade vizinha e fazer suas compras com mais agilidade, sem transtornos ligados ao estacionamento”, explicou o Presidente da Câmara de Vereadores Alex Santana (PST).
Antes da inserção de um estacionamento rotativo, o município precisa se adequar e fazer a implantação da sede administrativa do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e da Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI).
Diante da demora na criação destes setores, Alex Santana enviou um requerimento, assinado por todos os vereadores, solicitando explicações ao Executivo. A prefeitura tem o prazo de 30 dias para poder responder ao oficio e justificar a atual ausência do DMT e do JARI.
“Os clientes precisam urgentemente de um local para estacionar. Em geral, nós temos uma rotina muito corrida, precisamos fazer as coisas com agilidade e também comodidade. Não tem como permanecer deste modo, a frota de carros vem aumentando e a situação está se tornando insustentável”, afirmou o vereador.
Medidas simples
Existem algumas situações imediatas que, se fossem corretamente implantadas, já iriam melhorar a questão do trânsito em Rolândia. Buscando referência no município vizinho, em Arapongas, os estacionamentos são pintados com faixas horizontais delimitando o espaço carro, de modo que a Policia Militar pode multar os motoristas que estão ultrapassando o espaço demarcado. Em terras rolandenses, há carro que ocupa duas vagas e dois carros que estacionam em cinco vagas. Tudo porque não temos essa linha delimitadora. Além disso, poderiam ser instaladas placas sinalizando locais onde motos não podem estacionar, aumentando, então, o espaço para os veículos maiores.