A Associação de Festas Culturais de Rolândia (AFCR) reunião lideranças e a sociedade civil organizada, no centro cultural Nanuk, para debater e planejar o projeto “A União faz o Natal”. O encontro, realizado na segunda-feira (04), contou com apoio da associação Comercial e Empresarial de Rolândia e do Poder Público, através de diversas secretarias. A reunião serviu para se decidir as datas da festa étnica: 13 a 15 de dezembro.
De acordo com a Comissão Organizadora da festa, que não tem fins lucrativos para a AFCR, o objetivo geral do evento é unir as etnias existentes em Rolândia através da expressão cultural, identificando os costumes étnicos e mostrando a relação positiva entre brasileiros e outros povos. “Alemães, japoneses, suíços, haitianos, portugueses, italianos, africanos, indianos e tantos outros povos que escolheram Rolândia para viver”, afirmou Maria Luiza Muller, da Comissão. Os haitianos presentes à reunião prometeram mostrar um pouco de sua cultura e gastronomia para os rolandenses durante a festa.
Caminhada
Na reunião do dia 04, e uma nova já foi marcada para o dia 11, ficou decidido que a grandiosa festa será iniciada com uma caminhada étnica na sexta-feira (13 de dezembro), às 19 h. “A Caminhada sai em frente ao Banco do Brasil e segue até a praça Castelo Branco, fomentando o comércio local com direito a boa música com a Banda Acrebi e com apoio da ACIR”, ressaltou Nilce Martins, do Museu Municipal.
A festa “A União faz o Natal” propriamente dita será realizada nos dias 14 e 15 de dezembro no espaço de eventos do Centro esportivo Emilio Gomes, nas imediações do coreto. “A expectativa é de uma festa familiar, divertida, tendo como figura central o nascimento de Jesus Cristo”, revelou Maria Luiza.
Convite
A Comissão Organizadora convida pessoas, entidades, clubes de serviços e grupos que queiram participar dessa união festiva a entrar em contato com a secretaria da festa através dos telefones: 9.9174-0633 (Maria Luiza) ou 9.9912-9980 (Silvia Unbehaun). “Seja para participar com apresentações artísticas culturais e/ou com barracas gastronômicas”, afirmou Silvia. “As pessoas também podem comparecer diretamente na reunião do centro cultural Nanuk na segunda-feira (11), às 18:30”, convidou.