Pesquisar
Close this search box.

Tártaro em cães: Como prevenir e tratar?

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Tártaro em cães: Como...
    Assim como os seres humanos, os cachorros também desenvolvem acúmulo de placa bacteriana, porém muitas vezes os tutores não sabem, pois não possuem o hábito de checar a boca do cão com frequência.

    O tártaro é uma placa de bactérias que vai acumulando com o tempo, mesmo que o animal só se alimente de ração seca.

    É importante saber que alguns cães possuem o pH bucal mais básico, facilitando o acúmulo de placas bacterianas. Normalmente, as raças pequenas são mais propensas em adquirir tártaro, mas isso não é uma regra.

    A única forma de evitar o tártaro ou prorrogar o aparecimento dele, caso seja um cão com mais tendência é a escovação diária. Sim, você precisa escovar os dentes do seu cachorro todos os dias. 

    A pasta de dente canina mais indicada pelos veterinários é a C.E.T. da Virbac, também existem escovações através de lenços bucais da linha da Ibasa.  

    Lembre-se, se o seu cachorro tiver muita tendência a tártaro, a limpeza diária não será suficiente, necessitando de uma limpeza especializada, realizada por um médico veterinário.
Um dos primeiros sintomas da presença de tártaro é o mau-hálito, indicando que o tártaro está se acumulando, deixando os dentes afetados amarelos, evoluindo para marrom. O tártaro também começa a empurrar a gengiva, deixa-a vermelha, inflamada – em casos mais graves, o cão para de se alimentar, pois o tártaro causa dor, evitando mastigação.

    Se o seu amigo de quatro patas está com tártaro, não procure soluções caseiras e sim um veterinário. Ele vai dizer se é necessária a cirurgia de limpeza de tártaro (tartarectomia), pois nada que você faça em casa vai eliminar o tártaro do seu cachorro uma vez que ele estiver instalado.

    O procedimento cirúrgico é simples e a anestesia mais indicada é a inalatória, por ser mais segura para a maioria dos cães.

    O tempo do procedimento é em torno de uma hora e são necessários exames pré-operatórios para ter certeza que seu cachorro está saudável para realizar o procedimento. Seu amigo volta para casa no mesmo dia.
Contatos:
Multivet Hospital Veterinário
Rua Manoel Carreira Bernardino, 793, Rolândia
Fones: (43) 3015-2165 / (43) 9.9103-5445 (Whats)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: