A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Oliveira será reinaugurada na sexta-feira (29), a partir das 18 horas, e volta a atender ao público daquela localidade na segunda-feira, dia 02 de dezembro. Conforme falou a secretária de Saúde de Rolândia, Marisa Ferreira, a obra só seria entregue se estivesse 100% em funcionamento. “A população mercê o funcionamento adequado com os profissionais capacitados”, afirmou a secretária ao JR. A UBS da Vila está fechada desde 24 de setembro de 2018.
Com a reabertura da UBS da Vila Oliveira, as pessoas daquela região voltarão a ser atendidas – à época do fechamento, os pacientes foram orientados a procurarem outras Unidades Básicas de Saúde mais próximas de suas residências. Já os profissionais que atendiam no local e foram remanejados, voltarão ao seu local de origem com uma estrutura totalmente melhorada. “Os profissionais serão os mesmos que já trabalhavam lá antes e só estão realocados em outras unidades. A partir do momento em que a UBS da Vila voltar, eles também voltam a prestar atendimento lá”, explicou Paloma. O porte da unidade comporta três equipes da saúde da família.
O orçamento total da reforma e readequações ficou em torno de R$ 420 mil. A maior parte desse recurso – cerca de R$ 350 mil – veio por emenda parlamentar do ex-deputado federal Marcelo Belinati (PP), médico uqe já trabalhou em Rolândia. A busca pelo recurso começou 2015, através do ex-vereador Rodrigo do Locatelli (mandato 2013-2016), e do vereador Reginaldo Silva (SD), à época do PP. O governo estadual complementou o valor da obra com recursos próprios.