A Secretaria de SaĂşde de Rolândia, por intermĂ©dio da Vigilância em SaĂşde, iniciou a sua campanha “Novembro sem Aedes”. A ação conta com várias atividades educativas, coletas direcionadas de possĂveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, alĂ©m de recuperação de imĂłveis fechados em várias localidades do municĂpio.
As atividades tambĂ©m serĂŁo realizadas em datas alternativas como feriados e sábados. As ações foram iniciadas no Dia de Finados, 02 de novembro, no cemitĂ©rio central e nos jardins CapricĂłrnio, Cidade Verde e Planalto – foi uma verdadeira coleta seletiva de criadouros. Já nos dias 08 e 09 nova coleta foi feita nos mesmos bairros. Nesta semana, foram realizadas novas coletas seletivas no jardim. Novo Horizonte, no perĂodo de 8h Ă s 17h, nos dias 13 e 14.
Os jardins Rosângelo, Maracanã, a Vila Odório e as ruas Europa e Alfredo Moreira Filho receberão a coleta nos 22 e 23. Já o jardim Esperança, jardim Marabu, jardim Casa Grande, Vila Neves, Henrique Berger e o Perazolo passam pela coleta seletiva de criadouros de 25 a 29.
Dia D
No último sábado do mês, dia 30, os profissionais da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde vão realizar uma orientação sobre o 2º dia “D” de combate ao Aedes aegypti. A ação será durante a feira livre do sábado de manhã, na Vila Oliveira.
Casos
Com a divulgação do 7Âş Boletim EpidemiolĂłgico do ano de 2019, a Secretaria de SaĂşde de Rolândia apresentou a situação da Dengue, Chikungunya e Zika VĂrus no municĂpio. Entre os meses de julho e inĂcio de novembro, o municĂpio registrou 108 notificações de casos suspeitos de dengue, dos quais dois casos foram confirmados.
No municĂpio de Rolândia, nĂŁo ocorreram notificações de Zika ou da Febre Chikungunya.