A Secretaria de Saúde de Rolândia, por intermédio da Vigilância em Saúde, iniciou a sua campanha “Novembro sem Aedes”. A ação conta com várias atividades educativas, coletas direcionadas de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, além de recuperação de imóveis fechados em várias localidades do município.
As atividades também serão realizadas em datas alternativas como feriados e sábados. As ações foram iniciadas no Dia de Finados, 02 de novembro, no cemitério central e nos jardins Capricórnio, Cidade Verde e Planalto – foi uma verdadeira coleta seletiva de criadouros. Já nos dias 08 e 09 nova coleta foi feita nos mesmos bairros. Nesta semana, foram realizadas novas coletas seletivas no jardim. Novo Horizonte, no período de 8h às 17h, nos dias 13 e 14.
Os jardins Rosângelo, Maracanã, a Vila Odório e as ruas Europa e Alfredo Moreira Filho receberão a coleta nos 22 e 23. Já o jardim Esperança, jardim Marabu, jardim Casa Grande, Vila Neves, Henrique Berger e o Perazolo passam pela coleta seletiva de criadouros de 25 a 29.
Dia D
No último sábado do mês, dia 30, os profissionais da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde vão realizar uma orientação sobre o 2º dia “D” de combate ao Aedes aegypti. A ação será durante a feira livre do sábado de manhã, na Vila Oliveira.
Casos
Com a divulgação do 7º Boletim Epidemiológico do ano de 2019, a Secretaria de Saúde de Rolândia apresentou a situação da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus no município. Entre os meses de julho e início de novembro, o município registrou 108 notificações de casos suspeitos de dengue, dos quais dois casos foram confirmados.
No município de Rolândia, não ocorreram notificações de Zika ou da Febre Chikungunya.