O Projeto Turismo Rural e Oportunidade de Negócios está ganhando corpo em Rolândia. Desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo, o projeto busca a promoção do turismo rural no município, de forma organizada e diversificada, sempre por meio de capacitações e parcerias. Visa também o aumento da renda nas propriedades familiares e comunidades rurais e o incentivo à produção associada ao turismo. Inicialmente, foram feitas visitas às propriedades rurais, para levantamento de demanda quanto ao interesse pelo tema.
Na terça (12), foi realizado um primeiro encontro, no Centro Cultural Nanuk, e os participantes ouviram sobre a Introdução ao Turismo Rural, numa palestra feita pela turismóloga Flávia Galbero Costa. Na quinta (14), os integrantes visitariam a Comunidade Doze Tribos, em Londrina, e conheceriam, na prática, uma experiência bem sucedida de turismo rural, com foco na alimentação, agricultura orgânica e venda de produtos associados. Por causa do tempo chuvoso, a visita foi adiada. Nesta quarta (20), os agricultores participam do Seminário Regional de Turismo Rural, em Sertaneja, onde assistirão a palestras, conhecerão e trocarão experiências com outros produtores do Paraná, que já trabalham ou têm interesse em trabalhar com o turismo rural.
Durante 2020, haverá cursos de produção artesanal de alimentos, artesanato rural e outros de interesse dos produtores, em parceria com o Sindicato Rural e SENAR. O projeto conta com o apoio da EMATER, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Câmara Técnica de Desenvolvimento Local do CODESE, COMTUR e Sindicato Rural. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Flávia Galbero Costa pelo telefone (43) 3255-5516 (Museu Municipal), das 8h às 17 horas.