É comum moradores utilizarem o espaço de estacionamento em frente às casas quando o próprio veículo não cabe na garagem, ou quando necessitam de uma vaga a mais. Mas o que fazer quando estes motoristas são impedidos de estacionar, por conta de veículos maiores ocupando o espaço? Caminhões e ônibus estacionados em bairros próximos as residências podem causar transtorno e dificultar o trânsito de determinados locais.
Segundo o Tenente Fracaro, do setor de Trânsito de 15º Batalhão da Polícia Militar de Rolândia, não existe no Código de Trânsito Brasileiro – CTB uma restrição especifica para estes tipos de veículos. Dentro do CTB temos o Art. 181 que remete à questão do estacionamento. “Se o veículo estacionado no local não estiver impedindo a movimentação de outro, se não estiver em guia rebaixada, não há nada que possa ser feito”, explicou.
Em uma situação onde o condutor do ônibus ou do caminhão estacione em vagas que estejam sinalizadas como exclusivas para carros, a ação da multa e demais advertências serão permitidas, uma vez que existe infração. A questão é que em regiões residenciais este tipo de sinalização é quase inexistente, o que acaba permitindo aos motoristas dos veículos de grande porte estacionarem nestes locais.
“O que orientamos nestas situações é que a população aja por meio do bom senso. A pessoa que estiver se sentindo incomodada com algum caminhão, ou ônibus, estacionado próximo à sua residência, tente conversar com o condutor deste veículo, e resolver a questão de um modo harmônico e pacífico”, ressaltou o tenente.
O policial também destacou sobre as vagas de carga e descarga da cidade. “São vagas que foram pensadas para veículos que precisam realizar a operação, e geralmente são para os caminhões. Essas vagas já foram criadas justamente pensando na fluidez do tráfego”, orientou.
Dentro da questão do trânsito, em Rolândia, existe apenas a restrição de proibição de circulação de veículos pesados em determinadas vias e em determinados horários. Um estudo elaborado pela NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) aponta que mais de cem municípios brasileiros já criaram alguma destas restrições ao trânsito de caminhões. O setor de trânsito do 15º Batalhão de Polícia Militar se coloca à disposição na ocorrência de qualquer dúvida que a população tenha sobre este tema.