Índice do LIRAa em Rolândia é de 1,3%

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Índice do LIRAa em...
    A Secretaria de Saúde de Rolândia, por meio do setor de Vigilância em Saúde, divulgou o 6º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). O último índice de 2019 de Infestação Predial, realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, foi de 1,3%, colocando o município em uma situação de médio risco, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica um índice de até 1% como aceitável. 

    Os criadouros encontrados com maior frequência durante o levantamento foram: vasos e pratinho de plantas (42%); Depósitos de água da chuva, como baldes, tambores e cisternas (32%) e lixo, sucatas e entulhos (26%). Segundo a Secretaria de Saúde, considerando o início do período quente e chuvoso e o risco que estes criadouros têm para saúde pública e meio ambiente, a equipe de combate a endemias tem intensificado as ações contra o mosquito Aedes aegypti, em especial nas localidades de maior risco.  

    Conforme o boletim divulgado, as localidades com maiores índices foram os jardins Novo Horizonte, Esperança, Marabu, Casa Grande, Vila Neves, Henrique Berger, Perazolo, Rosângelo, Maracanã, Vila Odório, Rua Europa e Rua Alfredo Moreira Filho, Capricórnio, Cidade Verde e Planalto.

    Prevenção 
    Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. Uma vez que a maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, medidas preventivas envolvem o quintal e também os dos vizinhos. É simples e rápido combater o Aedes aegypti, seguindo sempre as orientações corretas.

    Garrafas PET e de vidro devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo. Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas. Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso. Mantenham piscinas sempre limpa, use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente. 

    Limpe e nivele a calha, mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água. Guarde baldes e vasos de plantas vazios em locais cobertos, com a boca para baixo. Evite ter plantas que acumulam muita água, ou retire semanalmente a água das folhas. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: