É comum que pessoas fumantes evitem o consumo do cigarro perto de bebês e crianças. Não é à toa que, atualmente, é proibido fumar em estabelecimentos fechados. Essa regra deveria ser aplicada para animais de companhia também, pois eles sofrem muito com os efeitos do cigarro, independente do porte, raça e idade.
Se você tem fumante em casa, deve ficar atento às doenças que a fumaça pode provocar nos animais, como rinite, traqueíte, bronquite alérgica e dermatológica e coceiras, gerando lesões na pele e nos olhos.
Em casos mais graves, os efeitos do fumo passivo em cães podem causar câncer de pulmão, de cavidade nasal e seios paranasais ou linfomas (tumor).
A situação dos pets pode ser pior do que a dos humanos, pois eles inalam mais fumaça e, por causa da rotina de se lamberem, acabam ingerindo a nicotina, presente na pelagem devido a fumaça.
Caso você seja fumante e tenha percebido espirros ou tosses em seu amigo de estimação, não hesite em levá-lo ao Hospital Veterinário. Exames de sangue devem ser feitos e os devidos tratamentos precisam ser iniciados o quanto antes, garantindo, dessa maneira, a saúde e o bem-estar do seu amigo.
Contatos:
Multivet Hospital Veterinário
Rua Manoel Carreira Bernardino, 793, Rolândia
Fones: (43) 3015-2165 / (43) 9.9103-5445 (Whats)