Um total de 85 colaboradores das 11 maiores recicladoras do município de Rolândia receberam serviços de diagnóstico e orientação do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. A ação ocorreu entre os dias 11 e 15 de novembro e foi promovida em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL).
De acordo com Rafael André Ferreira Dias, diretor de Vigilância em Saúde, foram ofertados testes rápidos para Sífilis, Hepatites B e C, vacinação contra Febre Amarela, Hepatite B, Tríplice Viral, além de Difteria e Tétano. “Houve três resultados positivos para Sífilis, o que é um resultado dentro das normalidades diante do grande grupo de pessoas atendidas”, explicou o diretor.
Na oportunidade, os colaboradores também realizaram a coleta de sorologia para serem feitos exames de Leptospirose e Toxoplasmose, que será processada pelos laboratórios da UEL. Por conta disso, os resultados destes exames ficarão prontos apenas na próxima semana.
Ainda segundo o diretor, a proposta deste processo foi levar os serviços e orientações até o local de trabalho dos profissionais, possibilitando uma aproximação com o serviço de saúde e, deste modo, proporcionar a prevenção e o diagnóstico para este segmento social. “Os testes rápidos são práticos e de fácil execução; podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue ou com fluido oral, e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos” concluiu Rafael.