HUB e Conselhos Municipais de Turismo são pauta da Adetur

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. HUB e Conselhos Municipais...

    Várias pautas foram discutidas durante a reunião mensal da Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná- Adetur, realizada no dia 29 de novembro no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR). O encontro contou com a participação do Conselho Municipal de Turismo de Rolândia (Comtur), de representantes de conselhos de outras cidades, dos associados da Adetur, que é formado por um grupo de voluntários, tanto empresários quanto gestores públicos, e pessoas de instituições que desenvolvem o turismo na região norte do Paraná.

    Segundo a turismóloga de Rolândia, Flavia Galbero Costa, a inauguração do Hub de inovação do turismo de Londrina foi comentada durante o encontro. “Este será o primeiro HUB de turismo do Brasil. Ele ficará alocado no Shopping Boulevard de Londrina e será inaugurado nesta semana”, explicou Flavia. A inauguração aconteceu nesta quarta-feira (11) no 2º andar do shopping Boulevard, e será um espaço que reunirá entidades da cadeira de valor do turismo e empresas de bases tecnológicas para conexões e geração de negócios e também potencializar e fortalecer conexões inovadoras em prol do desenvolvimento sustentável do setor.

    A ativação e atuação do COMTUR também foi um dos temas tratados durante a reunião. “Hoje o Ministério do Turismo exige que os municípios participem do mapa brasileiro de turismo por meio destas organizações de conselhos ativos, ou seja, é preciso comprovar por meio de atas de reuniões e eleições de diretoria executiva que o grupo é real e atuante”, pontou.

    Flavia complementou que o Conselho da cidade de Rolândia passou por uma reformulação em 2015, quando várias alterações foram realizadas e ajustadas de acordo com as necessidades existentes. “Desde então o conselho está bem atuante e funcionando legalmente, que é o mais importante”, contou.

    A reunião foi finalizada com uma prestação de contas feita pela presidente da Adetur, Denise Fertonani Araújo. “A agência também passou por um período de reformulação e eleição de nova diretoria, por isso, houve a necessidade de prestação de contas da parte financeira”, ressaltou Denise.

    Orçamento da Adetur
    Conforme explicado pela turismóloga, para estarem expostas no mapa brasileiro de turismo, as empresas precisam estar cadastradas na Adetur, pois é ela a agência que faz a ponte dos municípios com o Estado. O cadastro inclusive é obrigatório para empresas do ramo turístico. 

 
    Devido a isso, existe uma previsão que em breve algum valor deverá ser repassado dos municípios para a Adetur. “A proposta se tornando obrigatória, os municípios terão que criar uma lei municipal que vai prever a questão do rapasse de recursos para a agência”, concluiu a turismóloga. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: