O coral da Cantata Encanto do Natal do Sicoob, formado por 43 crianças da Escola Municipal Sebastião Feltrin, de Rolândia, realiza as apresentações mais esperadas do Natal de Londrina. Marcadas para os dias 17, 18 e 19 de dezembro, as cantatas são um dos cartões-postais dos londrinenses no Natal: os pequenos cantores e cantoras irão se apresentar nas janelas da agência Sicoob Ouro Verde, um momento aguardado por muitos durante todo o ano. Este será o terceiro ano consecutivo em que a instituição rolandense participa do projeto.
Cantata no Sicoob
Com duração de 1 hora, o show do coral infantil deste ano terá como tema o “Natal no Mundo”, uma produção do Grupo Chorus que almeja inspirar as pessoas para paz e união entre os povos. Sob a regência das maestrinas Miriam Hosokawa e Ana Paula Micheletti, as 44 crianças, alunas da Escola Municipal Sebastião Feltrin, de Rolândia, vem ensaiando as 12 músicas do espetáculo, semanalmente, deste o mês de maio.
O repertório deste ano será uma verdadeira viagem pelo Natal de diversas culturas. As canções, nacionais e internacionais, prometem emocionar o público. Os figurino e adereços foram desenhados pelo premiado artista londrinense, Alex Lima, que darão todo encanto ao cenário, mais uma vez feito em projeção mapeada.
Novidades
Além de um dia a mais de espetáculo e uma super novidade que será divulgada horas antes do evento, a edição deste ano contará com tradução de libras feita por profissionais que estarão em frente ao espaço de inclusão, cadeiras reservadas para portadores de necessidades especiais.
Sobre o projeto
A realização da cantata Encanto de Natal Sicoob começa muito antes das apresentações e seu impacto social vai muito além do que o público verá nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, às 20h, no calçadão de Londrina. São meses de muita dedicação que envolvem mais de 300 pessoas e resultam em profundas transformações na vida das crianças do coral, que descobrem seus talentos, ganham auto estima, aprenderem a expor seus sentimentos, lidar com responsabilidades, entre tantas conquistas.
Silvana Ciola Festi, coordenadora pedagógica da escola, explicou que as crianças que participam do coral têm entre 9 e 11 anos de idade e estão no Ensino Fundamental. Ao todo, o grupo é formado por 43 crianças, que antes de participar passam por audições e demais testes. “Os ensaios para a cantata ocorrem durante todo o ano, duas vezes por semana. Os alunos se preparam bastante para a apresentação que é um dos eventos mais importantes da instituição”, explicou.
A coordenadora também explica além dela a outra coordenadora pedagógica, Loriane Stefanon, também participa de todas as ações que envolvem o projeto. Além disso, Silva explica que todos os recursos do projeto são custeados pelo Sicoob. “Nas apresentações em Londrina, por exemplo, o transporte, o lanche, e demais gastos são todos pagos pelo Sicoob, patrocinador e idealizador oficial deste programa”, explicou.
A coordenadora conta que o projeto do coral foi algo posterior a um outro projeto, também realizado pelo Sicoob, sendo este o Programa Cooperjovem.