Pesquisar
Close this search box.

“Arboriza” já plantou 400 árvores

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. “Arboriza” já plantou 400...

    Desde o lançamento do programa “Arboriza Rolândia”, em novembro do ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura já plantou cerca 400 árvores em calçadas e parques por toda a cidade. Estão sendo plantadas árvores de pequeno, médio e grande porte das espécies ipê amarelo, branco, rosa e roxo, Oiti, Cerejeira do Japão, Canelinha, Quaresmeira, Resedá. “Tudo depende. Se houver fiação, plantamos árvores menores, como o Resedá, que alcança até cinco metros”, explicou Anderson Buss Cardoso, secretário de Meio Ambiente.

    Entre as ações do Arboriza está o plantio de árvores nos espaços onde as espécies foram retiradas e não houve substituição. A meta é seguir o Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) com atuações planejadas até para o final do ano de 2020. “Anteriormente, o planejamento era para o plantio de mil árvores, mas agora pretendemos a chegar a duas mil árvores”, ressaltou Anderson Buss.

    O projeto também se estenderá em locais com total ausência de arborização, visto que a lei prevê que exista uma árvore em frente de cada uma das residências do município. Um exemplo disso é a Avenida Júlio Braz Damasceno, no jardim Perazolo. “Nessa avenida longa serão plantados ipês já a partir de fevereiro”, afirmou o secretário.

    No futuro
    Segundo Anderson Buss, as medidas de arborização que estão sendo tomadas hoje vão refletir de modo benéfico em um futuro próximo. “Este é um projeto a longo prazo. Duas mil árvores a mais dentro do ambiente urbano do município de Rolândia vão gerar uma grande melhora daqui a alguns anos para toda a população. Estamos falando em qualidade de vida e arborização”, ressaltou o secretário.

    Compensação Ambiental
    Segundo o secretário, as mais de mil mudas disponíveis para o plantio chegaram na Secretaria de Meio Ambiente por meio de compensação ambiental. A Compensação Ambiental funciona com o princípio Poluidor-Pagador, uma espécie de indenização perante infrações, crimes ou ações contra a Natureza. Em uma destas situações de compensação ambiental, está o caso do corte de uma Araucária, árvore símbolo do Paraná. “Nessa situação, o munícipe precisou compensar o corte e nos entregou um total 150 mudas de árvores. É importante ressaltar que todos têm o direito de querer podar uma árvore ou mesmo cortar uma árvore, mas é necessário a realização do requerimento e autorização do Meio Ambiente”, reforçou.

    É importante lembrar que a poda ou corte, depois de autorizados pela Secretaria de Meio Ambiente, devem ser feitos por profissionais com cursos e cadastrados na própria secretaria. Nos últimos seis meses, cerca de 250 pessoas foram multadas pelo órgão municipal.

    O secretário também afirmou que em breve os proprietários de terrenos que estiverem em situação irregular vão ser devidamente contatados e multados perante a lei vigente. “É importante que estes proprietários mantenham os terrenos limpos, no caso contrário serão multados. Em Rolândia existem cerca de oito mil terrenos vazios, entre eles, cerca de cinco mil estão em situação irregular”, afirmou Anderson.

    Pegue a sua muda
    A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Rolândia está fornecendo mudas de árvores para os moradores que tiverem vontade de plantar alguma árvore defronte a sua residência. Hoje existe em torno de um mil e quinhentas mudas disponíveis para plantio. “Antes de pegar a muda, precisamos saber se a pessoa possui fiação elétrica em frente à moradia, pois nestes casos fornecemos a muda da árvore Resedá, ou uma cerejeira, que são árvores de pequeno porte. Se não tiver fiação, temos árvores maiores”, explicou o secretário.

    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura atende de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, está localizada na rua Santa Catarina 1396 e o telefone de contato é o (43) 3156-0333. Há também a possibilidade de solicitar que uma árvore seja plantada em frente a sua residência por meio de e-mail: [email protected].

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: