A renovação do contrato do municĂpio de Rolândia com a Sanepar, para os prĂłximos 30 anos, parece que caminha para uma solução que vai agradar aos rolandenses. Uma reuniĂŁo tĂ©cnica realizada na terça-feira (14) na prefeitura colocou na mesa as condições do municĂpio Ă empresa de saneamento para que o contrato seja assinado.
A principal reivindicação dos rolandenses era o aumento da cobertura da rede de esgoto no municĂpio em relação Ă primeira proposta da Sanepar. A exigĂŞncia era de que a rede de esgoto chegasse a 90% de Rolândia atĂ© o final do contrato e a empresa de saneamento acenou positivamente para a proposta.
A Sanepar Ă© responsável pelos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resĂduos sĂłlidos e a drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. Atualmente, a cobertura da rede de esgoto em Rolândia Ă© de cerca de 55% e de acordo com o diagnĂłstico tĂ©cnico.
A proposta de Rolândia, amparada pela prefeitura, Câmara, ACIR, Codese e comunidade, solicita que a rede coletora de esgoto atenda a 75% do municĂpio atĂ© 2026, chegando a 85% atĂ© 2034. “TambĂ©m deve atingir, e manter, 90% de cobertura atĂ© o final do contrato, que termina em 2050”, afirmou Catarina Schauff Zaneti, secretária de Planejamento.
A secretaria tambĂ©m revelou que serĂŁo feitas revisões de quatro em quatro anos para verificação e acompanhamento das metas colocadas no contrato. “As obras de infraestrutura serĂŁo indicadas pelo municĂpio a partir de um levantamento das necessidades de cada regiĂŁo da cidade”, explicou Catarina Ă reportagem do JR.
AudiĂŞncia PĂşblica
No inĂcio do prĂłximo mĂŞs, fevereiro, haverá uma nova reuniĂŁo tĂ©cnica em Curitiba, na sede da Sanepar, para referendar as propostas. Logo em seguida, será realizada uma grande AudiĂŞncia PĂşblica que tem como objetivo apresentar para a população todos os detalhes do novo contrato. Inicialmente, a audiĂŞncia pĂşblica está marcada para o dia 27 de fevereiro, uma quinta-feira, a partir das 19 horas, no Centro Cultural Nanuk.
A reunião técnica de terça-feira (14) contou com a participação do vice-prefeito Roberto Negrão, dos secretários Catarina Schauff Zaneti, Marcos Gabriel (Finanças), Ernesto Nogueira (Desenvolvimento Econômico), Waldemar Moraes (Governo), Celso Chequin (Administração) e do deputado estadual Cobra Repórter. Além deles, estavam presentes o gerente de concessões da Sanepar em Curitiba, Nuno Alves Pereira, técnicos da Sanepar e representantes da unidade de Rolândia.