Rede de esgoto de Rolândia pode ir a 90% em final de novo contrato com Sanepar

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rede de esgoto de...

    A renovação do contrato do município de Rolândia com a Sanepar, para os próximos 30 anos, parece que caminha para uma solução que vai agradar aos rolandenses. Uma reunião técnica realizada na terça-feira (14) na prefeitura colocou na mesa as condições do município à empresa de saneamento para que o contrato seja assinado.

    A principal reivindicação dos rolandenses era o aumento da cobertura da rede de esgoto no município em relação à primeira proposta da Sanepar. A exigência era de que a rede de esgoto chegasse a 90% de Rolândia até o final do contrato e a empresa de saneamento acenou positivamente para a proposta.

    A Sanepar é responsável pelos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e a drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. Atualmente, a cobertura da rede de esgoto em Rolândia é de cerca de 55% e de acordo com o diagnóstico técnico.

    A proposta de Rolândia, amparada pela prefeitura, Câmara, ACIR, Codese e comunidade, solicita que a rede coletora de esgoto atenda a 75% do município até 2026, chegando a 85% até 2034. “Também deve atingir, e manter, 90% de cobertura até o final do contrato, que termina em 2050”, afirmou Catarina Schauff Zaneti, secretária de Planejamento.

    A secretaria também revelou que serão feitas revisões de quatro em quatro anos para verificação e acompanhamento das metas colocadas no contrato. “As obras de infraestrutura serão indicadas pelo município a partir de um levantamento das necessidades de cada região da cidade”, explicou Catarina à reportagem do JR.

    Audiência Pública
    No início do próximo mês, fevereiro, haverá uma nova reunião técnica em Curitiba, na sede da Sanepar, para referendar as propostas. Logo em seguida, será realizada uma grande Audiência Pública que tem como objetivo apresentar para a população todos os detalhes do novo contrato. Inicialmente, a audiência pública está marcada para o dia 27 de fevereiro, uma quinta-feira, a partir das 19 horas, no Centro Cultural Nanuk.

    A reunião técnica de terça-feira (14) contou com a participação do vice-prefeito Roberto Negrão, dos secretários Catarina Schauff Zaneti, Marcos Gabriel (Finanças), Ernesto Nogueira (Desenvolvimento Econômico), Waldemar Moraes (Governo), Celso Chequin (Administração) e do deputado estadual Cobra Repórter. Além deles, estavam presentes o gerente de concessões da Sanepar em Curitiba, Nuno Alves Pereira, técnicos da Sanepar e representantes da unidade de Rolândia.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: