Um total de 500 doses de vacinas Pentavalentes chegaram às Unidades Básicas de Saúde de Rolândia nesta semana. Desde o mês de agosto de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia estava sem receber a Pentavalente – uma combinação de cinco vacinas individuais em uma. Conforme informado pelo órgão, cerca de 800 crianças ficaram em falta da vacina devido à não realização do abastecimento, que ocorreu em escala nacional após um recolhimento de lotes desse imunobiológico realizado pela ANVISA.
A vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.
Segundo a coordenadora de Imunização de Rolândia, Silvana Ray, o total entregue até o momento corresponde a cerca de 63% da necessidade da vacina em relação à fila de espera. “Aquelas crianças que estão há mais tempo no aguardo da vacina serão convocadas primeiro. Aqueles pacientes que entraram na lista em um período mais recente vão ter que esperar um pouco mais”, afirmou Silvana.
Contato das UBS
A coordenadora explicou que, segundo o Ministério da Saúde, a situação será totalmente reestabelecida até o mês de fevereiro. Além disso, ela orienta as famílias sobre como será o processo de convocação. “É importante dizer que as famílias precisam aguardar o contato dos colaboradores das UBS. Só após a convocação será realizada a vacinação”, explicou a coordenadora.
Atualização de endereço
Para os moradores que mudaram de endereço, ou telefone, depois do mês de agosto, é preciso fazer a atualização cadastral do mesmo. “Nestes casos de mudança de endereço ou telefone, pedimos que o morador procure a UBS no qual é atendido e faça a atualização dos dados para que o contato possa ser posteriormente realizado”, orienta Silvana.
Quem precisa tomar a Pentavalente?
As crianças devem tomar três doses da vacina: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida. O objetivo é protege-las contra múltiplas doenças ao mesmo tempo. Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, oferta a vacina pentavalente na rotina do Calendário Nacional de Vacinação.