As Bibliotecas Municipais de Rolândia estão realizando a 1ª Semana do Perdão, entre os dias 21 e 23 de março. Todos os leitores que emprestaram livros das bibliotecas, e estão em atraso, poderão devolver os exemplares sem a cobrança de multa.
Neide Aparecida Cavalaro, coordenadora das bibliotecas públicas, explica que a semana foi idealizada com o objetivo de recuperar os livros não devolvidos e beneficiar antigos e novos leitores. “É muito caro comprar livros novos. Nossa intenção é que outras pessoas tenham a oportunidade de ler, que o livro não fique parado”, ressalta.
Segundo a coordenadora, há empréstimos feitos há mais de cinco anos e a justificativa mais recorrente para a não devolução é a falta de dinheiro para o pagamento da multa. “A biblioteca precisa que os leitores devolvam os livros”. A falta das obras causa uma defasagem no acervo das bibliotecas, que atendem estudantes e a comunidade em geral.
A Biblioteca Central tem aproximadamente 45 mil livros – e são cerca de 200 empréstimos por semana. As outras duas bibliotecas – Cidadã e Indústria do Conhecimento – contam com um acervo de 3 mil livros cada.
A coordenadora Neide Cavalaro ressalta que, além das devoluções, as bibliotecas também estão recebendo doações de obras.
Endereços e horários
Biblioteca Rui Barbosa – Rua Arthur Thomaz, 1719, Centro. Horário: 7h30 às 11h30 e 13h às 20h, de segunda a sexta-feira.
Biblioteca Cidadã – Rua Antonio Campaner, 100, Conjunto Domingos Neves. Horário: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Biblioteca Indústria do Conhecimento – Rua Eduardo Gretzlak, s/n°, Conjunto San Fernando. Horário: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.