O artista José Dias Lima (57) é o primogênito entre quatro os irmãos. Filho de Luzia Dias Lima e de José Diniz (já falecido) o cineasta começou suas atividades criando cartazes para o cinema de Rolândia e depois foi para o Vila Rica, em Londrina, e chegou a morar em um cinema em Lençóis Paulista, isso com 16 anos. “Fazia cartazes para os cinemas de Lençóis e de Americana. O dono desses cinemas todos, inclusive em Rolândia e Londrina, era a mesma pessoa”, relembra Dias. Esses cartazes eram, na verdade, do tamanho de outdoors e ficavam na frente do cinema.
Cinema – José Dias também foi estudante universitário do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina – UEL entre os anos de 2004 a 2007. Depois ele também fez uma especialização em artes e educação novamente na UEL e uma segunda especialização em cinema, na Faculdade Pitágoras de Londrina. “Na época tive contato com muitos profissionais da área do cinema em Londrina. Neste mesmo período eu inscrevi um projeto meu no Fundo Municipal de Cultural (FMC) de Rolândia, do meu curta metragem Nanuk”, explicou.
Muralista – Dias já fez um trabalho artístico no muro do Rolândia Country Club (na rua Santos Dumont). O desenho compõe – o rosto do guerreiro Roland, o hotel Rolândia, a estação de trem e um trem e referência à agricultura. O artista também já trabalhou na homenagem que o clube social fez à imigração japonesa ao Brasil com uma obra no ano da Imin 100, celebrada em 2008.
Atualmente – Dias não está produzindo nenhum trabalho audiovisual no momento, mas continua com a pintura com a técnica do spray e pincel. “No momento eu tenho executado alguns trabalhos na área cultural em Londrina e também fazendo muitos murais na área comercial em várias cidades da região”, explicou.