Tolerância zero para mato alto em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Tolerância zero para mato...

    A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vai realizar intensas ações de redução de mato alto na cidade de Rolândia. Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Buss, há dois meses essa função passou a ser de responsabilidade de seu setor, e agora serão iniciadas várias fiscalizações pelo município.

    “O setor público não quer fazer uma ação negativa de geração de multas aos munícipes, mas se for necessário aplicar a punição, assim será feito. Vai ser tolerância zero para terrenos com mato alto”, alertou o secretário.

    Notificações
    Anderson também afirmou que todas as denúncias que chegarem até o setor serão averiguadas. Se for constatado a irregularidade, o proprietário será notificado e terá um prazo para realizar a roçagem. Se o prazo for ultrapassado e a regularização não foi feita, aí caberá a aplicação de multa. “A empresa terceirizada irá limpar o terreno e todo o valor será para a conta do proprietário da data que foi limpa. O serviço prestado já é um valor maior e será acrescido da multa”, explicou.

    Conforme o secretário, hoje a cidade comporta cerca de dez mil terrenos privados, e devido à grande demanda de trabalho, é importante e necessária a ação de denúncias para que os casos irregulares possam chegar até ao poder público. “Então se você tem um terreno vazio, oriento que cuide dele e não deixe chegar em uma situação de denúncia e notificação, que posteriormente poderá te gerar uma multa bem alta”, comunicou.

    Proliferação de insetos
    Além das consequências tributarias, o proprietário que mantem um terreno vazio em situação irregular também contribuiu para a proliferação de animais peçonhentos e insetos, em especial, para o aparecimento de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

    “O mato alto destes terrenos traz muito transtorno ao município e se transforma em uma cadeia de problemas. Lembrando que em primeiro momento a prefeitura não quer multar nenhum munícipe, mas se o mesmo não contribuir, será nosso papel interferir na situação”, afirmou.

    Denuncie
    Hoje a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente contabiliza um total de 150 denúncias, e dentro destas solicitações, 15 proprietários já foram notificados. Qualquer morador pode denunciar uma situação de terreno irregular. Para isso, basta ir até a prefeitura para fazer um requerimento de denuncia informando o local que deverá ser fiscalizado. “A denúncia ficará como anônima para o nosso setor. O que o precisamos mesmo saber são as informações da localização do terreno”, orientou o secretário. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: