O Rotaract e Rotary Club de Rolândia-Caviúna promovem mais uma ação contra o mosquito Aedes aegypti na próxima quinta-feira (20). Dessa vez, os voluntários do clube de serviço vão ensinar a confeccionar uma armadilha contra o mosquito causador da dengue na Feirinha da Roça Eco Sustentáveis, que acontece na praça da Igreja Matriz São José, sempre entre as 17 e 19 horas. A ação deve começar em torno das 18 horas.
“Nós vamos ensinar os procedimentos de montagem, falar da eficácia da armadilha e também tirar dúvidas de quem tiver”, explicou Francine Utiyama, do Rotaract. A armadilha é feita com garrafa pet e fita isolante e é algo bem simples de ser montado. “As pessoas têm de levar a sua garrafa pet, de qualquer tamanho, até a Feirinha e lá vai aprender direitinho como se faz”, afirmou. “A gente cria o ciclo inteiro do mosquito dentro da garrafa e tira o foco do inseto de outros possíveis criadouros, atraindo-o para a garrafa-armadilha”, ressaltou Francine.
Francine explica que a armadilha também tem como propósito reduzir a quantidade de criadouros do mosquito, criar indicadores biológicos dos locais com maior concentração de larvas/mosquitos, ensinar sobre o ciclo de vida do Aedes. “Também retiramos as garrafas plásticas do meio ambiente e lhe damos um destino útil, promovendo também o aproveitamento das tampinhas para outro projeto”, analisou Francine.
É importante ressaltar que esta ação é somente um dos meios de combater a dengue, e não é nem de longe a solução final para toda a situação em que estamos vivendo. As pessoas precisam entender que, mesmo com o uso da armadilha, as medidas preventivas também precisam ser feitas. A armadilha não é a resolução do problema, e sim, uma ajuda no combate geral da doença”, concluiu a jovem.