Na segunda (17), a Câmara Municipal de Rolândia retornou com as sessões ordinárias após semanas de recesso. A primeira sessão de 2020 contou com a presença da secretária de Planejamento, Catarina Schauff Zaneti, que usou a tribuna livre para convidar toda a população para participar da Audiência Pública de renovação de contrato com a Sanepar, que acontecerá no dia 05 de março. Anteriormente, estava marcada para o dia 27 de fevereiro.
Conforme explicado por Catarina, a data divulgada anteriormente precisou ser transferida para a nova data por questões documentais da Sanepar. “Por conta deste atraso, nós não teríamos tempo hábil de enviar os convites e fazer a publicação. Por isso, optamos pela transferência de data, pois teremos um prazo maior para resolvermos todas essas questões”, explicou a secretária.
Catarina falou sobre as mudanças que vão ocorrer neste novo contratado que já vem sendo negociado há mais de um ano. Ela citou a questão da cobertura da rede de esgoto em Rolândia que hoje é de cerca de 55% e com a renovação, poderá atingir os 90%. “Esta foi uma das grandes guerras travadas com a Sanepar. Foram realizadas muitas reuniões, inclusive uma delas ocorreu aqui na Câmara. Eles estavam resistentes, mas acabaram aceitando o valor de percentual que o município solicitava”, afirmou a secretária.
Ainda conforme Catarina a Sanepar também pretende atender à exigência de que a rede de esgoto chegue a 90% até o final do contrato que percorre por mais 30 anos. “Na última reunião que tivemos, o presidente da Sanepar disse que provavelmente eles vão conseguir antecipar os 90% para antes do encerramento de contrato”, afirmou Catarina.
A secretária reforçou a importância da participação da população e também de todos representantes do legislativo nesta audiência pública. “Deixo o convite a todos para que participem deste momento que será tão importante para o nosso município”, convidou Catarina Schauff. “Agendem e marquem: a audiência será realizada no dia 05 de março, uma quinta-feira, às 19 horas, no Centro Cultural Nanuk”, ressaltou.
Eugênio e os distritos
Os vereadores também fizeram alguns questionamentos à secretária sobre questões envolvendo a atuação da Sanepar de um modo mais geral. Uma das pautas colocadas em discussão veio por meio do vereador Eugênio Serpeloni (PSD), que questionou sobre o processo de implantação de rede de esgoto no distrito de São Martinho e Bartira. Eugênio foi categórico em afirmar que votará contra a aprovação do contrato se São Martinho não for beneficiado.
Conforme explicado por Catarina, a Sanepar justifica que para ser feito uma obra de instalação de rede esgoto em ambos distritos o custo para a criação de uma estação de tratamento de esgoto é bem alto. “Para viabilizar financeiramente um investimento tão alto, deve existir uma proporcionalidade entre o investimento e o número de habitantes, situação que nenhum dos dois distritos contemplam”, explicou a secretária.
Ainda conforme Catarina, diante da grande importância da realização desta obra para os moradores destes distritos, a mesma irá consultar isso mais uma vez com a empresa de saneamento para ter mais detalhes quanto à questão técnica. “De imediato essa foi a resposta que tive da Sanepar sobre a demanda de São Martinho e Bartira, mas iremos novamente questionar isso com a empresa”, afirmou.