Union e Inovação: USNSA com mais um projeto em 2020

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Union e Inovação: USNSA...

    A Unidade Social Nossa Senhora Aparecida (USNSA) pretende abrir inscrições para um novo projeto até o mês de abril. O projeto Inovação vai atender adolescentes de 14 a 18 anos de idade e será focado no preparo destes alunos para o mercado de trabalho. Serão oferecidas oficinas de ética, educação moral e cívica, noções esportivas, noções de informática, noções administrativas, além de aula de música com metais e percussão.

    Conforme explicado pela coordenadora e pedagoga da instituição, Karla Menegon, o novo projeto visa atender cerca de 30 adolescentes e terá uma frequência de, no mínimo, três vezes na semana. “Ainda estamos correndo atrás de patrocinadores para o projeto. Temos apenas dois voluntários confirmados, e necessitamos de muitos outros. Se conseguirmos agilizar isso, a expectativa é já dar início em abril”, explicou.

    A intenção é que as oficinas sejam aplicadas no período vespertino das 13h às 17h. Segundo informado pela coordenadora, para poder participar deste novo projeto, o requisito básico exigido é que o adolescente realmente tenha vontade de adquirir conhecimento para os desafios do mercado de trabalho e esteja apto a receber estas instruções.

    “Nós precisamos de adolescentes que realmente queiram estar aqui conosco e aprender tudo aquilo que lhe for proposto. Não precisam ter conhecimento inicial em nada, pois aqui será o momento de passar este aprendizado, mas buscamos jovens que de fato queiram este conhecimento”, afirmou a pedagoga.

    Karla também reforça que o trabalho desenvolvido neste novo projeto é algo bem sério e que será muito bem aplicado pelos professores. “Os alunos envolvidos com nesta nova ação vão passar por avaliações dentro da área pedagógica para que nós possamos ter certeza se eles estão realmente preparados para atuar no mercado”, ressaltou.

    Union com vagas abertas

    O já existente projeto Union, que ocorre há cinco anos, ainda tem vagas disponíveis para crianças de 10 a 15 anos de idade. As oficinas para as crianças de 6 a 9 anos já foram todas preenchidas, conforme informado pela pedagoga. “O Union tem por objetivo a inserção sociocultural de crianças e adolescentes de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social em Rolândia, por meio de oficinas que visam desenvolver o senso crítico, as potencialidades e a aquisição de novos conhecimentos”, detalhou Karla.

    O projeto funciona em contraturno escolar, pela manhã, as crianças recebem café da manhã e almoço e a turma da tarde recebe o almoço e café da tarde. “Além do alimento, as crianças que participam deste programa recebem também a perspectiva de um futuro melhor do ponto de vista econômico, social e emocional, desenvolvendo ações preventivas de promoção humana e empoderamento”, frisou Karla.

    Conforme informado pela pedadogoga, para poder se inscrever o requisito básico é ter vontade aprender. Todas as oficinas oferecidas são acompanhadas por educadores sociais responsáveis pela criação de um ambiente participativo e democrático. As oficinas culturais ofertadas são de: coral, flauta, fanfarra, capoeira, sopro, percussão, teatro e artes plásticas e balé.

    Quando todas as matrículas deste ano forem concluídas o projeto contará com a participação de 60 crianças e adolescentes. “Os interessados em se inscrever para estas oficinas, que tenham entre 10 e 15 anos, precisam vir até a USNSA (Rua Reinaldo Massi, 740, Vila Oliveira) de segunda a sexta-feira, entre o horário das 8h às 12h ou das 13h às 16h”, orientou a pedagoga.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: