A Audiência Pública para se debater a renovação e o novo contrato com a Sanepar será na próxima quinta-feira (05). Anteriormente, a Audiência estava marcada para o dia 27 de fevereiro. O importante encontro será no centro cultural Nanuk, a partir das 19 horas. O contrato é de 30 anos e se encerra em 2050.
A secretária de Planejamento de Rolândia, Catarina Schauff, explicou que a data divulgada anteriormente precisou ser transferida para a nova data por questões documentais da Sanepar. “Por conta deste atraso, nós não teríamos tempo hábil de enviar os convites e fazer a publicação. Por isso, optamos pela transferência de data, pois teremos um prazo maior para resolvermos todas essas questões”, ressaltou a secretária.
Catarina falou sobre as mudanças que vão ocorrer neste novo contrato já vêm sendo negociadas há mais de um ano. Ela citou a questão da cobertura da rede de esgoto em Rolândia que hoje é de cerca de 55% e, com a renovação, poderá atingir os 90%. “Esta foi uma das grandes guerras travadas com a Sanepar. Foram realizadas muitas reuniões, inclusive uma delas ocorreu aqui na Câmara. Eles estavam resistentes, mas acabaram aceitando o valor de percentual que o município solicitava”, afirmou a secretária.
A audiência é o momento de se dar sugestões, como a do vereador Eugênio Serpeloni, que quer os distritos do Bartira e de São Martinho também dentro do contrato na questão da rede de esgoto. O vereador já avisou que votará contra o contrato caso os distritos fiquem fora.
Certamente, a falta de rede de esgoto nos distritos será um assunto que entrará em discussão durante a Audiência do dia 05.
A secretária reforçou a importância da participação da população e também de todos representantes do legislativo na reunião do Nanuk. “Deixo o convite a todos para que participem deste momento que será tão importante para o nosso município”, concluiu Catarina Schauff.