Culto comemora 35 anos do Cervin

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Culto comemora 35 anos...
    Na sexta-feira (28), o Centro de Recuperação Vida Nova (CERVIN), de Rolândia, celebrou seus 35 anos de existência. Para comemorar a data, um culto de ações de graças com o tema “Eu sou fruto de um milagre” foi organizado pelos servidores da instituição, fundada em 1985. O tema escolhido se justifica já que diversos ex-acolhidos afirmam que não havia esperança para si e que a mudança de vida ocorrida com cada um deles foi algo promovido realmente por Deus.

    Nova diretoria – No sábado (29) o Cervin elegeu sua nova diretoria. Edson Antonio Galvan foi reeleito para os próximos dois anos, tendo como vice Bernhard Fuchs. O primeiro tesoureiro é Helder Miranda de Paiva, e o segundo tesoureiro é Daniel da Silva Barros. No lugar de primeira secretária está Sirlene Ote Wiechert, e como segundo secretário, Friedrich Manfred Weidt. No Conselho Fiscal estão Sergio Leandro Dos Santos, Luiz Eduardo Gazz e Antonio Valdecir Francisco.

    O CERVIN é uma organização não governamental, sem fins econômicos, que tem presta serviço de atenção à pessoa com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, em regime residencial. Para isto oferece um ambiente protegido de substâncias psicoativas, possibilitando aos atendidos a manutenção da abstinência, tirando-os do seu meio social e preparando-os para enfrentarem os riscos decorrentes do uso.

    A instituição oferece dois programas terapêuticos: Programa Masculino (adolescentes e adultos) e programa Feminino (adolescentes e adultas). Os programas possuem atividades distintas, baseadas na faixa etária e gênero, com coordenador, monitores e psicólogo.

    O tratamento utiliza como pilares atenção ao estado físico, bem como a compreensão da dependência química; atendimento psicossocial e orientação espiritual. O trabalho com a família dos acolhidos é fundamental para que ela aprenda a auxiliar seu membro no enfrentamento do problema. Este trabalho é realizado em conjunto com a rede sócio assistencial do município de origem do atendido.

    Como instrumentos terapêuticos utilizam-se a psicoterapia individual e em grupo, as atividades práticas, devidamente orientada por grupos operativos. Há oficinas como cozinha, padaria, horta, auxilio na manutenção e pequenos consertos da estrutura física, jardinagem, bovinocultura, piscicultura e pomar.

    Os programas terapêuticos são em regime residencial (internamento), com duração média de 180 dias, subdivididos em quatro fases, sendo a conclusão do mesmo, condicionada ao progresso pessoal do interno. Na área de prevenção ao uso de substâncias psicoativas são desenvolvidos projetos em escolas, empresas, igrejas e demais grupos, com vistas a “chegar primeiro” a experimentação de substâncias psicoativas.

    O CERVIN tem uma abrangência predominantemente regional, mas atende dependentes químicos de todo o território nacional e eventualmente de outros países. A sede da instituição está implantada em Rolândia, onde funciona a estrutura administrativa e o programa masculino. O programa feminino funciona em uma chácara localizada no município vizinho, Cambé.

    No decorrer destes 35 anos, o CERVIN atendeu uma média de 5500 pessoas no Programa terapêutico, além do trabalho de orientação e preparação de famílias que buscam auxílio. Este trabalho representa a esperança para muitas famílias, que experimentam uma completa transformação, a partir do acolhimento. Cerca de 5500 pessoas foram atendidas nos Programas de Acolhimento, destas 1530 eram adolescentes (masculino) no período em que foram atendidos e 868 eram mulheres. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: