A discriminação racial e social foi discutida na sessão da Câmara de Vereadores de Rolândia durante a sessão desta segunda-feira (28 de março). O vereador Maico Dida (PT) convidou a professora Vanilda Rodrigues Pereira, que faz parte do Movimento Negro de Londrina, para utilizar a Tribuna Livre e falar do tema. A Câmara estava lotada com alunos do colégio estadual Kennedy, professores da UEL, integrantes de igrejas e pessoas responsáveis por projetos sociais. A secretária de Educação, Rosilene Moloni, e secretária de Assistência Social, Rozimari Veronez, também foram ouvir a professora, que é técnica em História da Cultura Afrobrasileira.
O convite para a professora Vanilda foi motivado por dois editoriais e um artigo publicados em um semanário de Rolândia, duramente combatido pelo vereador petista, autor de uma Moção de Repúdio contra o jornal e seu editor. Em um dos editoriais, o autor falava em “dar descarga em menores infratores, já que eles estão na latrina da sociedade”; já em outro, o autor reafirma sua posição e diz que “gostaria que eles sumissem de uma hora para outra”.
O artigo de outra colunista do semanário também foi lido pelo parlamentar e provocou espanto nos presentes, inclusive na professora Vanilda. A autora do artigo diz que o “mas estou de saco cheio do politicamente correto. Coisa de gente à toa que não tem um bom terreno pra carpir e nem uma pia de louça pra lavar. Vão procurar o que fazer, arrumar um trabalho digno, pois não passam de falsos moralistas”.
Em sua fala, Vanilda combateu a ideia de que não existe racismo no Brasil e alertou para o perigo de certas “mídias” que incitam o ódio e o preconceito como normal. “Sobre o politicamente chato, nós exigimos ser tratados com respeito”, avisou a professora, mandando um recado à aurora do artigo do semanário.
O vereador Odir polaco (PSD) foi outro que deu apoio a Maico Dida e avisou a professora que os artigos veiculados no semanário da cidade não refletem a população rolandense e nem aos vereadores. No final de sua palestras, a professora foi aplaudida pelos presentes.