O Codese (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Rolândia) apresentou um plano para otimizar os recursos públicos, empresariais e institucionais em Rolândia, durante esta crise originada pela pandemia da Covid-19. O plano teve a assinatura dos presidentes do Codese, José Carlos Salgueiro, e da Acir (Associação Comercial e Empresarial de Rolândia), Marcio Lopes do Carmo, e traz o envolvimento de toda a sociedade em três eixos principais.
Contudo, os autores do projeto defendem que, ao longo da execução do Plano, outros eixos poderão ser incorporados, a depender do avanço da crise e das características que se for assumindo. Os três eixos são o apoio ao financiamento de ações e projetos do Poder Público pela iniciativa privada; a organização de um grupo de apoio aos pequenos empresários e instituições assistências locais, e a estruturação de uma logística para atender as pessoas da comunidade.
Segundo a equipe do Codese, o objetivo da ação seria o de fazer frente à crise sanitária, econômica e social advinda da Covid-19, no tocante às parcelas mais afetadas da população, das pequenas empresas e instituições assistenciais locais. Isso de maneira coordenada, eficiente e eficaz, na qual cada parte colabora com o que tem de fortaleza e conhecimento.
O plano foi protocolado na prefeitura na quinta (02) para apreciação e incremento por parte das autoridades municipais.