Numa iniciativa do Codese (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Rolândia) e ACIR (Associação Comercial e Empresarial de Rolândia), o empresariado local mobilizou-se para a efetivação de um fundo financeiro de até um milhão de reais para ações no enfrentamento da Covid-19. Os empresários não definiram a utilização dos recursos considerando que o Poder Público local, em consonância com as diretrizes estaduais e federais, é quem pode determinar o melhor aproveitamento destes valores.
O presidente da ACIR, Márcio Lopes do Carmo enfatiza que “a preocupação dos empresários, apesar da dificuldade financeira que estão experimentando, é com a segurança e o bem estar das pessoas”. Por outro lado, o Codese “entende que as empresas precisam, neste momento difícil para todos, assumir o seu papel de cooperação com o Poder Público”, palavras ditas por José Carlos Salgueiro, presidente da entidade.
O prefeito foi motivado a apresentar um projeto de utilização deste dinheiro. Este projeto será avaliado por uma comissão nomeada pelo Codese e toda a aquisição de bens e serviços indicados pelo Poder Público serão feitos por estas instituições ou pelas empresas doadoras. Isso confere maior agilidade, já que não haverá necessidade de licitações e trâmites burocráticos rotineiros, que atrasam a chegada dos benefícios à população.