A celebração do Domingo de Ramos, no dia 5 de abril, será diferente, mas não menos especial para os católicos. A pandemia do coronavírus fez com que todas as celebrações e procissões públicas com muitas pessoas fossem canceladas em várias cidades.
As Igrejas também não contarão com a presença física dos fiéis nas solenidades da Semana Santa e Páscoa. A medida visa evitar a aglomeração de pessoas e a possível transmissão da Covid-19. Em Rolândia, as missas serão transmitidas pela internet.
Igreja Matriz São José
Na Paróquia São José, o Domingo de Ramos será iniciado com uma celebração de missa especial online, transmitida no Facebook da Paróquia, a partir das 7:00 da manhã. A paróquia segue as orientações do Ministério da Saúde e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “A bênção dos Ramos também será feita de modo online e os fiéis vão poder recebê-la em suas casas”, explicou o pároco Joel Medeiros. Ao final da transmissão da missa online, os paroquianos vão poder receber a Eucaristia na Igreja, que vai recebê-los de modo individual e organizado até às 12:00.
Igreja São Paulo
Na Paróquia São Paulo, o Domingo de Ramos terá a celebração a partir das 07:30 e os paroquianos e demais fiéis podem acompanhá-la via Facebook. Das 08:30 às 11:30 será realizado o momento de benção/aspersão dos carros e os motoristas formarão uma fila com entrada na praça ao lado da Rua Antenor Ferri. Nesta celebração, os motoristas ou acompanhantes vão levar junto os ramos, receberão a bênção em frente à porta lateral da igreja, e sairão pela entrada da frente da igreja. No interior da igreja, os ministros/as da Sagrada Comunhão estarão distribuindo a Eucaristia individualmente. Também pessoas, a pé, poderão entrar na fila, mantendo sempre distância de no mínimo dois metros e meio umas das outras, para receber ramos bentos.
Igreja da Ressurreição
Na Igreja da Ressureição também haverá a transmissão online de uma missa privativa com bênção dos Ramos a partir das 7:00 da manhã. Entre 08:00 até às 10:00, a Igreja será aberta para receber os fiéis com orações pessoais e entregar individualmente a Eucaristia. No período da noite, entre às 19:00 e 20:30, haverá novamente uma nova entrega de Eucaristia.