Rafael Machado – Jornal de Rolândia
Sem a obrigação de ter que pagar fiança, Peter Leonard, haitiano de 26 anos, foi solto pela juíza Karin Giuseppin depois de tentar atirar contra um policial militar em Rolândia. O caso aconteceu no último sábado (4). Segundo a PM, o rapaz fugiu depois de supostamente ter assediado algumas mulheres em uma agência bancária no centro da cidade.
Com as características do suspeito – calça preta, negro e camiseta verde -, os policiais localizaram o jovem perto de uma casa na rua José Linhares. Quando visualizou a viatura chegando, ele escapou e tentou ainda pegar a pistola de um dos agentes. Durante a luta corporal, a arma caiu e disparou, mas ninguém foi atingido.
Segundo a Polícia Civil, a ficha criminal do haitiano é extensa. Ele tem passagens por dano, ameaça, desobediência, resistência e perturbação do sossego. Na delegacia, o estrangeiro foi autuado por tentativa de homicídio. A juíza não identificou a necessidade de decretar a prisão preventiva, aquela que vale por tempo indeterminado.
Por outro lado, o suspeito terá que cumprir algumas medidas cautelares, como ficar em casa das 23h às 5h do dia seguinte, não frequentar bares, boates e estabelecimentos similares, não mudar de endereço ou sair de Rolândia sem comunicar a Justiça por mais de 15 dias e comparecer ao Fórum todos os meses para justificar suas atividades.
Enquanto isso, o promotor Hideraldo José Real pediu mais diligências à polícia para esclarecer melhor a acusação. Ele solicitou o envio das imagens das câmeras de segurança do banco que mostram os supostos assédios, depoimentos das vítimas que teriam sido assediadas – elas não foram encontrados no momento da prisão – e levantamento do local onde houve o disparo da arma de fogo.