Codese e empresários doam hidroxicloroquina à prefeitura

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Codese e empresários doam...

    O CODESE (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Rolândia) doou mais 11.400 cápsulas de hidroxicloroquina para a prefeitura na tarde desta segunda-feira (13). A quantidade poderá ser utilizada para atender até dois mil pacientes que necessitarem de tratamento aqui no município. A Farmácia Biofórmula, de Rolândia, responsável pela produção do medicamento, complementou a doação com mais 600 cápsulas. O investimento foi de cerca de R$ 35 mil.

    “Esta doação significa solidariedade por parte dos voluntários, e demonstra o esforço de cada um em fazer a sua parte. Ficamos gratos por esses empresários que entenderam este momento tão difícil no qual estamos todos passando”, agradeceu Francisconi. O prefeito ressaltou que o medicamento não representa o único método de salvação de combate ao vírus, mas é uma interessante opção que está gerando bons resultados e que ele acredita que será importante para evitar o agravamento dos casos de coronavírus em Rolândia.

    O prefeito afirmou que a quantidade é o suficiente para este início, mas que provavelmente o município ainda vai precisar de mais medicamentos, além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Tem itens que são extremamente importantes e indispensáveis no momento do atendimento, tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes”, enfatizou Francisconi.

    Prescrição
    A prescrição da hidroxicloroquina vai depender da relação específica entre o médico e o paciente – depende do médico sugerir o seu uso. O paciente que aceitar fazer o uso do medicamento terá que assinar um termo afirmando que quer recebê-lo em seu tratamento. Também serão feitos exames para saber se o paciente pode receber a hidroxicloroquina, sem contraindicações. Em média, cada paciente vai utilizar seis cápsulas de medicamento.

    Centro de atendimento
    Vale lembrar que o município conta com um centro de tratamento para pessoas com casos suspeitos de coronavírus (Covid-19). O centro de combate à Covid-19 já atende na UBS Central desde esta segunda-feira (13). Segundo Francisconi, no centro de atendimento serão feitos todos os exames necessários, como o eletrocardiograma e os exames bioquímicos, para que se possa afastar, já de início, aqueles casos em que o medicamento é contraindicado.

    Conforme relatado por Francisconi, as equipes de atendimento vão utilizar critérios para encaixar pacientes que estiverem no protocolo. Segundo ele, este protocolo que ainda está sendo finalizado, e será aplicado de modo semelhante como ocorre em outras cidades da região, e também em hospitais de grandes centros como, por exemplo, em São Paulo.

    A entrega do medicamento teve a presença de Zeca Salgueiro presidente do CODESE, dos proprietários da Farmácia Biofórmula, Franciely Kanno Naito e Diógenes Naito, da secretária de Saúde, Marisa Mendes, do deputado estadual Cobra Repórter (PSD) e de Márcio Lopes, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: