A vacinação contra a gripe para grupos prioritários tem gerado algumas polêmicas e deixado muitas pessoas confusas. A maneira da aplicação nesses grupos tem mudado constantemente, seja por conta da pandemia do novo coronavírus, por causa da falta de vacinas e por mudanças de protocolo do Ministério da Saúde (MS).
Agendamento
No início da semana, a Secretaria de Saúde de Rolândia divulgou que o início do agendamento por telefone da aplicação das vacinas, tanto do calendário de rotina do Ministério da Saúde quanto das vacinas contra a gripe (essa só para grupos prioritários). A pessoa deve levar sua carteira de vacinação, Cartão SUS e usar máscara (pode ser a artesanal). Os telefones 3906-1126 e 3906-1122 são exclusivos para agendar a vacina contra a gripe e o 3906-1125 atende para agendamento das outras vacinas.
O agendamento, sempre das 08 às 16 hroas, está sendo feito desde a terça-feira (14) e as vacinas serão aplicadas somente na UBS do Parigot de Souza (rua Sibiruna 476). De acordo com a Saúde, são 30 agendamentos por dia para a vacina contra a gripe e 30 agendamentos por dia para as outras vacinas. Estão sendo agendadas a vacinação contra a Febre Amarela, Tetra Viral, Hepatite A, Hepatite B, Rotavírus, Pneumocócica 10, Meningocócica C, HPV, Poliomielite, Sarampo, Tríplice Viral, Tétano, Varicela, entre outras.
A vacina contra a gripe será agendada somente para as pessoas dentro do público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde: idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Já os idosos que estão acamados e não puderem se dirigir até a UBS do Parigot deverão ligar e agendar para que os profissionais da Saúde vão até a sua casa. É a chamada busca ativa.
Gestantes
As gestantes serão vacinadas no Centro de Especialidades, que atende ao lado da UBS Central, sem necessidade de agendamento.
Entra caminhoneiro
Os professores pularam para a terceira fase de vacinação dos grupos prioritários, de acordo com o Ministério da Saúde. O MS incluiu os caminhoneiros e os motoristas de transporte coletivo como grupo prioritário na segunda fase. Eles poderão receber a vacina a partir desta quinta-feira, juntamente com os outros grupos prioritários da segunda fase da vacinação contra a gripe. Também com agendamento.
A primeira fase da Campanha tem os idosos (+ de 60) e os profissionais de saúde. Juntaram-se a eles, a partir desta quinta, os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, pessoas de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, detentos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. A pessoa deverá comprovar sua comorbidade mediante prescrição médica ou apresentação de receita contendo a medicação de uso contínuo.
A partir do dia 09 de maio, será a vez dos professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.
LEMBRETE
Vacinação apenas na UBS do Parigot e com horário agendado. Paciente deverá levar Carteira de vacinação, Cartão SUS e estar com máscara (pode ser a artesanal). Pessoa com comorbidade deve levar prescrição médica ou receita de medicação de uso contínuo.
Agendamento (8h às 16h): 3906-1126 e 3906-1122 (contra a gripe) e 3906-1125 (outras vacinas).