Pesquisar
Close this search box.

Mais de 9,4 mi vão receber o auxílio emergencial

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Mais de 9,4 mi...

    A Caixa Econômica Federal vai disponibilizar novos auxílios emergenciais nesta semana. Mais de nove milhões de brasileiros do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e do Bolsa Família vão receber os benefícios que, somados, resultam em cerca de 4,7 bilhões de reais. O banco está realizando a maior operação de pagamento de benefícios e bancarização da história do país. Nesta última semana foram abertas mais de 6,6 milhões de poupanças digitais gratuitamente. O Auxílio Emergencial já foi liberado para mais de 2,5 milhões de brasileiros, totalizando mais de R$ 1,5 bi na economia.

    Cadastrados no app e site
    Na terça-feira (14) o governo informou que iria liberar um primeiro lote de informações dos brasileiros que efetuaram o cadastro pelo app ou pelo site. Para as pessoas que se cadastraram pelo aplicativo ou pelo site, e a situação ainda está em análise, isso significa que ela não tem registro no cadastro único. Então, para o governo saber se está pessoa tem direito ao Auxílio Emergencial ele vai consultar várias informações no Data Prev.

    Como o governo não tem um histórico sobre cada pessoa que se cadastrou, ele precisa procurar na base de dados todos essas informações e confirmar se o usuário atende todos esses critérios para que ser aprovado ou negado no auxílio emergencial. A disponibilização do valor, de acordo com a opção do cidadão, se iniciará a partir da próxima quinta-feira (16).

    Bolsa Família
    Para aqueles que recebem o Bolsa Família a avaliação de elegibilidade é automática e brasileiros receberão o crédito do auxílio no mesmo calendário e da mesma forma do benefício regular. Entre o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, será creditado o benefício de maior valor, para todos que tiverem direito. A previsão é de que nesta semana 2.719.810 beneficiários do Bolsa Família, recebam o dinheiro.

    Cadastro Único

    Os inscritos no CadÚnico até 20/03/2020 que não fazem parte do Bolsa Família e que tiveram os critérios de elegibilidade verificados pela Dataprev receberão o auxílio na Poupança Social Digital da CAIXA ou em conta no Banco do Brasil, incluindo neste grupo as mulheres chefes de família monoparental. No caso da Poupança Social Digital CAIXA, os créditos ocorrerão conforme a data de nascimento.

    Transações online
    A caixa esclarece que não é necessário que as pessoas façam aglomerações nas agências ou casas lotéricas para ter acesso aos recursos do auxílio emergencial. O banco abrirá automaticamente a Poupança Digital caixa para os brasileiros considerados aptos a receber o auxílio emergencial.

    Os que receberem o crédito por meio dessa conta poderão, por exemplo, pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras. É possível também efetuar transferências ilimitadas entre contas da CAIXA ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. O acesso e movimentação da poupança ocorrerá pelo app.

    Saque em espécie: quando
    Na data prevista para início do saque em espécie, o cliente terá esta opção habilitada no aplicativo da CAIXA. Para isso, basta o usuário informar o valor a ser retirado e será gerado um código autorizador para saque nos caixas eletrônicos e casas lotéricas.

    Com o objetivo de evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, expondo funcionários e clientes ao risco de contágio ao novo coronavírus, a caixa escalonou o calendário de saque. Segue abaixo o calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas:

27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro

28 de abril – nascidos em março e abril

29 de abril – nascidos em maio e junho

30 de abril – nascidos julho e agosto

04 de maio – nascidos em setembro e outubro

05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Para mais informações acesse o site https://auxilio.caixa.gov.br ou pela Central de Atendimento através do número 111.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: