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Assistência: Rolândia tem 6,7 mil famílias cadastradas

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    Atualmente o município de Rolândia conta com 6.762 famílias cadastradas nos sistemas dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Destas, 1.260 recebem o benefício do Programa Bolsa Família.

    Segundo a secretária de Assistência Social, Silvana Manganotti, mesmo com as restrições de isolamento durante este período de pandemia do coronavírus, todas as famílias que necessitarem de cestas básicas podem procurar pelos centros, mas precisam agendar o atendimento antes pelo telefone.

    A média mensal de entregas de cestas básicas aqui no município girava em torno de 115, este foi um montante registrado no mês de janeiro, porém, devido a toda situação de crise que vem afetando as famílias, o número aumentou consideravelmente. “Nos últimos 15 dias nós já entregamos 177 cestas básicas”, afirmou a secretária.

    Cadastro único
    Para aquelas famílias que não possuem o cadastro único no município, e estão passando por dificuldades, a orientação é agendar um atendimento pelo telefone em algum dos CRAS de referência do município, ou seja, aquele mais próximo da residência da pessoa.

    Contatos
    Em Rolândia, existem três centros de referência da assistência social. O Cras Arnaldo Garcia está localizado na rua Saguaragi, 515, na Vila Oliveira e quem necessitar pode entrar em contato pelo telefone: 3255-2730. O Cras Luiz Picinin, está localizado na rua Ivaí, s/n, no jardim Nobre, e o contato é o 3906-1097. Já o Cras Regina Maura Oliveira está localizado na rua Francisco Ramos Pereira, s/n, no conjunto San Fernando e os contatos são 3906-1015 ou 3906-1089.

    A secretária de assistencial social ressalta que as pessoas que entrarem em contato com o Cras San Fernando precisam ser pacientes e esperar o telefone tocar por pelo menos umas cinco vezes, para depois ser atendido. “Ainda não conseguimos resolver este problema com a operadora, mas não deixem de ligar por conta disso”, orientou.

    O horário de atendimento é das 08:00 às 14:00 exceto o Cras San Fernando, que atende das 9:00 às 15:00. Qualquer pessoa que tiver a necessidade pode entrar em contato, mas é imprescindível ligar antes para que o setor consiga se organizar, e para uma pessoa se organize para atender o familiar que for até ao centro.

    Hoje cada centro atende em média de dez famílias por dia, Silvana ressalta que quem ligar e fazer o agendamento para a entrevista, é importante que não falte, pois a demanda é grande e isso pode afetar outras famílias que precisam e não conseguem agendamento.

    Doações
    Interessados em ajudar os centros de referência com doações podem encaminhar os alimentos em diversos locais: Secretaria de Assistência Social (na Avenida dos Expedicionários, 291 – Centro – 3° andar do Prédio do Banco do Brasil), nos próprios centros e também nos supermercados que estão com os carrinhos de compra fazendo a arrecadação diariamente.

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