Pesquisar
Close this search box.

Motoclube Rota 376 contra a dengue em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Motoclube Rota 376 contra...

    A força tarefa de combate à dengue em Rolândia recebeu agora mais um aliado. O Motoclube Rota 376 Imbaú, subsede Rolândia, está distribuindo gratuitamente sementes da flor Crotalária. A flor amarela da Crotalária Juncea atua como repelente natural contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

    Lucas Novaes Teté, presidente do Rota 376, explicou que o clube recebeu uma grande doação das sementes de um agricultor do distrito do Bartira. Com isso, os 24 membros de Rolândia decidiram montar pontos de doação das sementes de crotalária. “Temos uma média de 600 saquinhos de semente para doação, então sugiro que as pessoas busquem o quanto antes, pois provavelmente vai acabar em breve”, ressaltou Lucas.

    A planta – A Crotalária em fase adulta atrai a libélula, inseto que se alimenta das larvas do mosquito, além de ser considerado predador natural do Aedes. O inseto distribui seus ovos na água parada, justamente onde o Aedes se prolifera, e quando os ovos da libélula eclodem, as larvas se alimentam das larvas do mosquito.
Mesmo com a planta em seu jardim, não deixe de combater a dengue com os métodos tradicionais, mantendo quintais limpos e sem água parada.

    Cultivo – Crotalária deve ser plantada em solo fértil e fresco com covas de aproximadamente 2cm de profundidade e 50cm de distância entre uma e outra. Em cada cova, é orientado colocar duas sementes de crotalária e depois regá-las diariamente na fase do nascimento do grão. A flor precisa de cuidados básicos como ocorre com qualquer outra planta, as sementes germinarão de cinco a sete dias, e quando florir, após 90 dias, começarão a atrair as libélulas. Mas o principal cuidado para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti continua sendo não deixar água parada nos vasos de plantas.

    Onde retirar? – As sementes estão sendo entregues em três pontos da cidade e horários específicos para a ação. Das 14:00 às 18:00 nas duas unidades do Laboratório Novaes: no centro (rua Santos Dumont, 805) e na Vila Oliveira (rua Ouro, 246). Além disso, há um ponto de entrega também na Bruto Barbearia, que fica na avenida Atlanta, 545, no Santiago, que funcionará das 9:00 às 19:00.

    Segurança – O presidente do clube ainda orienta para que pessoas que estejam dentro dos grupos de riscos não busquem as sementes, por causa do novo coronavírus. Essas pessoas podem entrar em contato com algum membro do Rota 376: 9.9691-0225 (Lucas Novaes); 9.8810-7357 (Victor Henrique) e 9.9920-6827 (Cristiano ).

    O motoclube – O clube, que é uma sub-sede do motoclube de Imbaú, está em Rolândia desde 24 de junho de 2017 – o de Imbaú já existe há 13 anos. No início, o grupo rolandense contava com apenas cinco membros e hoje já são 24 pessoas entre motociclistas e garupas.

    O objetivo do clube é promover a amizade, união e a filantropia. As reuniões grupo são realizadas todas às quintas-feiras, e já aconteciam mesmo antes do clube ter se formado oficialmente em Rolândia. “Estamos abertos a receber amigos e entusiastas das duas e três rodas (triciclos). Todos serão bem-vindos”, disse o presidente.
É possível conhecer mais sobre o moto clube através da página deles na internet: www.facebook.com/rota376mcrolandia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: