A Câmara Municipal de Rolândia retomou suas atividades normais com os serviços administrativos e com as sessões ordinárias sem presença de público na quarta-feira (22). A Câmara estava com as atividades suspensas desde o dia 24 de março. Agora, mesmo com a retomada, os vereadores tomaram a decisão de não fazer o atendimento físico, para respeitar a medida de distanciamento em combate ao coronavírus (Covid-19).
A primeira sessão exclusivamente online foi dirigida por João Gaúcho (PSB), já que o presidente Alex Santana (PSD) viajou para Curitiba. A sessão foi transmitida pela página da Câmara no Facebook.
Alex Santana havia conversado com o JR e explicou que as atividades internas e sessões ordinárias retornam de forma a agilizar todos os serviços pertinentes ao Legislativo, mas ainda sem a presença do público.
Alex Santana também informou que, apesar do retorno das sessões ordinárias, as medidas de prevenção estão mantidas. “Então as sessões solenes, especiais e as audiências públicas permanecem suspensas”, ressaltou o presidente da Casa. Santana ainda afirmou que todos os vereadores seguem à disposição da população, assim como os trabalhos internos têm sequência para que não haja nenhum atraso nas discussões e aprovações de projetos.
A pauta
A pauta desta sessão de retomada teve 18 indicações e 13 requerimentos. Além disso, cinco projetos de lei que foram para a leitura como o que cria a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Rolândia, o que estabelece os procedimentos para doação, permuta, repasse ou descarte de livros das Bibliotecas Públicas municipais e o que dispõe sobre as Diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2021. Todos do Executivo. O Legislativo tem um projeto, da Mesa Diretora, que cria a Procuradoria da Mulher na própria Câmara.
Já em segunda votação, os vereadores aprovaram o projeto de Lei 014, de Alex Santana, que institui o “Dia da Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa” no calendário de Comemorações Oficiais do Município. Outro projeto, também aprovado em 2ª votação, trata do nome da Unidade Básica de Saúde, localizada no Jardim Planalto, que pode ter o nome de Aurora da Silva Tomaz.
Nesta segunda-feira, 27, a Câmara Municipal realiza mais uma sessão ordinária ainda de forma online e respeitando as medidas de distanciamento.