A secretaria de Meio Ambiente de Rolândia notificou em multou cerca de 10 pessoas pela prĂĄtica de queimadas no municĂpio. âEsses casos de queimadas começaram a aparecer mais em março e abrilâ, explicou Anderson Buss, secretĂĄrio de Meio Ambiente. Apenas em um dia, em abril, os fiscais do Ambiente foram em cinco queimadas.
Essas fiscalizaçþes acontecem, principalmente, atravĂŠs de denĂşncias. Os ficais vĂŁo e fotografam o local. Depois, os proprietĂĄrios sĂŁo notificados da queimada e tĂŞm 10 dias para apresentar defesa. Decorrido esse tempo, uma multa ĂŠ feita e a pessoa tem de pagĂĄ-la. âA multa ĂŠ calculada de acordo com o tamanho do loteâ, ressaltou Buss.
Uma das multas foi aplicada a proprietårios de terrenos no jardim Vale Verde. O incêndio começou pela manhã de um domingo, dia 05, e foi transmitido ao vivo pelo pågina do JR no Facebook. Foi com base nessas imagens que o Meio Ambiente notificou e multou os donos dos terrenos queimados.
Outro incêndio que chamou a atenção aconteceu na rua Europa na tarde da sexta-feira (17). Pelo menos dois lotes foram queimados e os proprietårios jå foram notificados e multados. Depois da denúncia, o proprietårio tem de apresentar a defesa e apontar o autor do crime, quem pôs fogo no local. Essa defesa Ê analisada pelo Meio Ambiente, que decide o que serå feito.
Outra caso que chamou a atenção aconteceu no Parigot de Souza. A pessoa foi notificada para capinar e limpar seu terreno. âO dono capinou o terreno e ele mesmo ateou fogo na massa vegetal. Um vizinho foi e o denunciou para o Meio Ambiente e ele serĂĄ multado pela queimadaâ, afirmou o secretĂĄrio.
Denuncie
Anderson Buss tambĂŠm pediu que se denuncie as pessoas que ateiam fogo em lixo, folhas ou para limpar terrenos. O telefone da secretaria de Meio Ambiente ĂŠ o 3156-0333. Ă importante que a pessoa tire fotos ou filme o local em que hĂĄ o fogo e repasse esse material para o Meio Ambiente. TambĂŠm pode-se fazer uma denĂşncia pelo site da prefeitura, sem se identificar.