O vereador Alex Santana (PSD) quer que a Secretaria Municipal de Saúde proceda estudos no sentido de manter as cirurgias ambulatoriais (eletivas) no Município de Rolândia. Esse foi o teor do requerimento que o parlamentar apresentou na sessão de segunda-feira (28 de março) e que foi endereçado ao Executivo Municipal. Segundo o vereador, atualmente 200 rolandenses estão na fila de espera.
Alex Santana justifica o pedido alegando que as cirurgias eletivas são um tratamento médico que não se reveste das características de urgência ou emergência. Quando o paciente não encontra-se sob o risco imediato ou sofrimento intenso, a referida cirurgia pode ser efetuada em data escolhida pelo paciente ou pelo médico, desde que esta data não comprometa a eficácia do tratamento.
As cirurgias, segundo informações obtidas pelo vereador do PSD, estão sendo realizadas no Município de Rolândia, mas o parlamentar explica que a Administração Municipal estaria assinando um convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR), com o objetivo de transferir todas as cirurgias ambulatoriais para o Município de Londrina.
Para o vereador Alex Santana, se tal medida ocorrer, iria provocar um gasto extra às contas municipais, tendo em vista que haverá o deslocamento de veículos ao citado município e, ao mesmo tempo, alguns pacientes terão que ficar internado, acarretando mais custos. “Isso é preocupante, por isso, estou sugerindo esse estudo porque tanto com a situação de gastos que oneram os cofres públicos, mas em especial com a comodidade desses pacientes que já estão há muito tempo esperando por uma cirurgia e correm o risco de terem que ir a outra cidade para fazê-la?”, questiona.