Na semana em que a Secretaria de SaĂşde de Rolândia confirmou o quarto caso de Covid-19 em Rolândia – a pessoa já está curada e liberada da quarentena -, o municĂpio tambĂ©m tem cinco pessoas internadas no Hospital Universitário de Londrina, referĂŞncia da regiĂŁo no combate ao novo coronavĂrus. Quatro delas estĂŁo internadas na UTI e um está na enfermaria – todas tĂŞm SĂndrome RespiratĂłria Aguda Grave (SRAG) e aguardam pelo resultado do exame para saber se tem a Covid-19. “Os cinco moradores ainda estĂŁo com quadro suspeito de coronavĂrus, e estĂŁo no aguardo da confirmação do resultado dos exames. Na situação de constar negativo, eles entram como casos descartados”, ressaltou Rafael Dias, diretor da Vigilância em SaĂşde do municĂpio.
Sobre os casos confirmados de Covid, Rafael Dias, foi bem incisivo. “Podemos dizer que todas as pessoas que contraĂram o coronavĂrus aqui no municĂpio já estĂŁo curadas”, afirmou o diretor. Rafael Dias pontuou que existe a possibilidade deste paciente ter sido infectado em Londrina, uma vez que o morador trabalha naquela cidade. “Mas Ă© difĂcil confirmamos isso com toda certeza. A possibilidade existe, mas nĂŁo Ă© uma afirmação”, explicou. O diretor reforçou que esta situação Ă© muito dinâmica e instável e que os nĂşmeros podem mudar a qualquer momento.
Boletim de informação
O diretor orientou que as pessoas busquem informações sobre a atualização dos nĂşmeros diretamente pelo site da prefeitura municipal, pois, na situação de buscar estes dados pelo site da Sesa, ocorre o risco de as informações estarem diferentes, uma vez que a Secretaria Estadual de SaĂşde possuiu uma grande demanda de atualizações de todos os municĂpios do Paraná.
“As informações contatadas no site da prefeitura com certeza vão estar mais atualizadas do que no portal da Sesa. E agora estamos trabalhando em uma melhor divulgação do nosso boletim diário, para que os moradores tenham fácil acesso ao sistema. Vamos tentar fixar esta informação na tela principal do site”, confirmou.
Testes e quarentena
Rafael comentou sobre a falta dos testes rápidos que Ă© uma situação recorrente em todas as cidades do Brasil, e que tambĂ©m afeta o mundo todo. Diante disso, ele explicou que a maioria das situações de quadros gripais, que venham aparecer em umas das unidades básicas de saĂşde do municĂpio sĂŁo incluĂdas como caso suspeito de covid-19, uma vez que nĂŁo existe esta possibilidade de se fazer os testes em todos pacientes.
“Hoje o municĂpio está com dez pessoas em quarentena no municĂpio, com o acompanhamento da sala de saĂşde da secretaria municipal. E entre estes dez casos, trĂŞs pacientes estĂŁo recebendo o tratamento do protocolo com hidroxicloroquina em suas residĂŞncias”, explicou Rafael. Ele ainda reiterou que estas pessoas estĂŁo em quarentena devido ao quadro de sĂndrome gripal.
Recentemente o MinistĂ©rio da SaĂşde enviou para o municĂpio uma quantidade de 300 testes rápidos para ser utilizado com profissionais do setor da saĂşde e da segurança pĂşblica. “Isso serviu para que possamos trazer estes profissionais o quanto antes para o atendimento, para que nĂŁo tenhamos uma baixa no quadro de colaboradores”, contou. É importante fazer estes testes nos profissionais para evitar o aparecimento de um surto de coronavĂrus nas instituições de saĂşde e segurança da nossa cidade. Recentemente, a Santa Casa de Londrina teve 95 profissionais infectados com a Covid-19.