HSR se prepara para tentar substituir repasse do Estado

  1. Home
  2. /
  3. NotĂ­cias Antigas
  4. /
  5. HSR se prepara para...

    O Hospital SĂŁo Rafael, de Rolândia, recebe mensalmente do Governa Estadual um subsĂ­dio de 225 mil reais. Este montante tem um prazo previsto de 48 meses e se encerra no mĂŞs de dezembro deste ano. Essa subvenção Ă© destinada aos hospitais paranaenses que estĂŁo sob intervenção municipal – alĂ©m do SĂŁo Rafael, a Santa Casa de CambĂ© e o Hospital Cristo Rei, de IbiporĂŁ, tambĂ©m sĂŁo beneficiados. O recurso serve para que os hospitais consigam manter sua sustentabilidade, o que possibilita a reestruturação e evita a desassistĂŞncia, que traria graves prejuĂ­zos Ă  população que a eles recorre.

    É importante ressaltar que o recurso de subvenção Ă© encaminhado aos hospitais filantrĂłpicos que estĂŁo sob intervenção municipal. Mesmo que o recurso estadual nĂŁo seja mais encaminhado a partir de dezembro, o SĂŁo Rafael se mantĂ©m sob intervenção atĂ© o mĂŞs de dezembro de 2021 – a intervenção foi iniciada em setembro de 2015.

    Segundo o diretor geral da instituição, Paulo Boçois, a atual administração nĂŁo participou integralmente destes 48 meses do subsĂ­dio, pois no inĂ­cio da aplicação desta lei outras pessoas estavam na gestĂŁo do hospital.

    “Trabalhamos entĂŁo nestes dois Ăşltimos anos para poder equilibrar a situação financeira, estamos com a contabilidade em dia e houve uma regularização dos nĂşmeros”, afirmou Boçois.

    Agora, o HSR começa a trabalhar no preenchimento desta lacuna financeira dos 225 mil reais, montante que deixará de ser repassada Ă  instituição a partir de janeiro do ano que vem. “Já existe uma conversa com o secretário Estadual de SaĂşde sobre algumas possibilidades que poderiam existir para termos outros recursos. Uma delas Ă© entrarmos em alguma das portarias do MinistĂ©rio da SaĂşde, como a de urgĂŞncia e emergĂŞncia, pela qual terĂ­amos R$ 229 mil”, explicou Boçois.

    Outro passo importante em que o hospital tambĂ©m precisa avançar Ă© no desligamento administrativo que hoje existe com a prefeitura municipal. “Chegou a hora de nĂłs incluirmos a sociedade. Já iniciamos neste processo com o lançamento da campanha solidária em outubro do ano passado e os pedidos de doações, como forma de aproximar a comunidade da instituição”, ressaltou o diretor.

    Paulo Boçois tambĂ©m assegurou que está organizando todo este processo para que o hospital seja devolvido Ă  comunidade, mas de uma forma que os mesmos erros do passado nĂŁo sejam cometidos no futuro, e tudo dentro dos parâmetros instaurados no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). A intervenção municipal vai atĂ© dezembro de 2021 – data em que o SĂŁo Rafael deverá ter uma nova administração.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: