O Hospital SĂŁo Rafael, de RolĂąndia, recebe mensalmente do Governa Estadual um subsĂdio de 225 mil reais. Este montante tem um prazo previsto de 48 meses e se encerra no mĂȘs de dezembro deste ano. Essa subvenção Ă© destinada aos hospitais paranaenses que estĂŁo sob intervenção municipal â alĂ©m do SĂŁo Rafael, a Santa Casa de CambĂ© e o Hospital Cristo Rei, de IbiporĂŁ, tambĂ©m sĂŁo beneficiados. O recurso serve para que os hospitais consigam manter sua sustentabilidade, o que possibilita a reestruturação e evita a desassistĂȘncia, que traria graves prejuĂzos Ă população que a eles recorre.
Ă importante ressaltar que o recurso de subvenção Ă© encaminhado aos hospitais filantrĂłpicos que estĂŁo sob intervenção municipal. Mesmo que o recurso estadual nĂŁo seja mais encaminhado a partir de dezembro, o SĂŁo Rafael se mantĂ©m sob intervenção atĂ© o mĂȘs de dezembro de 2021 â a intervenção foi iniciada em setembro de 2015.
Segundo o diretor geral da instituição, Paulo Boçois, a atual administração nĂŁo participou integralmente destes 48 meses do subsĂdio, pois no inĂcio da aplicação desta lei outras pessoas estavam na gestĂŁo do hospital.
âTrabalhamos entĂŁo nestes dois Ășltimos anos para poder equilibrar a situação financeira, estamos com a contabilidade em dia e houve uma regularização dos nĂșmerosâ, afirmou Boçois.
Agora, o HSR começa a trabalhar no preenchimento desta lacuna financeira dos 225 mil reais, montante que deixarĂĄ de ser repassada Ă instituição a partir de janeiro do ano que vem. âJĂĄ existe uma conversa com o secretĂĄrio Estadual de SaĂșde sobre algumas possibilidades que poderiam existir para termos outros recursos. Uma delas Ă© entrarmos em alguma das portarias do MinistĂ©rio da SaĂșde, como a de urgĂȘncia e emergĂȘncia, pela qual terĂamos R$ 229 milâ, explicou Boçois.
Outro passo importante em que o hospital tambĂ©m precisa avançar Ă© no desligamento administrativo que hoje existe com a prefeitura municipal. âChegou a hora de nĂłs incluirmos a sociedade. JĂĄ iniciamos neste processo com o lançamento da campanha solidĂĄria em outubro do ano passado e os pedidos de doaçÔes, como forma de aproximar a comunidade da instituiçãoâ, ressaltou o diretor.
Paulo Boçois tambĂ©m assegurou que estĂĄ organizando todo este processo para que o hospital seja devolvido Ă comunidade, mas de uma forma que os mesmos erros do passado nĂŁo sejam cometidos no futuro, e tudo dentro dos parĂąmetros instaurados no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). A intervenção municipal vai atĂ© dezembro de 2021 â data em que o SĂŁo Rafael deverĂĄ ter uma nova administração.