O município de Rolândia teve uma morte confirmada em decorrência do novo coronavírus nesta quarta-feira (03). Trata-se de uma mulher de 76 anos de idade e que tinha outras comorbidades. A notícia foi divulgada pelo Hospital Universitário de Londrina, onde a paciente estava internada na UTI desde o dia 21 de maio.
De acordo com informações do HU, a paciente rolandense veio da da Santa Casa de Londrina, onde havia realizado uma cirurgia em fêmur no dia 13 de maio – teve infarto agudo do miocárdio no ato operatório e ficou em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na Santa Casa. Ao seu quadro agregou-se dispneia e desconforto respiratório, entre outros sintomas. Por causa da dispneia e do contato com casos suspeitos de Covid-19, foi coletado exame e confirmado a Covid-19.
A paciente foi levada ao HU no dia 19 de maio: estava estável e acordada. Por ser de difícil comunicação, tinha Mal de Alzheimer, a paciente não conseguiu informar sobre comorbidades prévias e medicações de uso contínuo. No dia 20 do mês passado, houve sinais de hipertensão e saturação descompensada e teve que ser intubada. No dia posterior, seu caso ficou mais grave e ela foi para a UTI do Universitário. Seu quadro continuou se agravando e ela faleceu nesta quarta-feira, às 6h30.
Até nesta quarta-feira, Rolândia tinha 14 casos confirmados de Covid-19. Desses, 9 pessoas estão curadas, uma pessoa internada na enfermaria do HU e três em isolamento domiciliar em Rolândia. Essas três pessoas vêm sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde e passam bem. Outros cinco pacientes de Rolândia aguardam resultado do teste para saber se estão infectados por Covid-19 ou não, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SESA).