Iniciado em 2016, o projeto de leitura Bibliotroca JR tem um objetivo bem claro: incentivar a leitura de todas as pessoas, independentemente da idade. Dentro das tocas de madeira, as pessoas podem pegar livros e deixar os que já leram, um material que será lido por outros. Nesta semana, a parceria com as bibliotecas do município foram reativas e as Bibliotrocas foram reabastecidas pelas colaboradoras das Bibliotecas Públicas com as doações feitas para o projeto pela comunidade.
Patrícia Cobra, secretária de Cultura e Turismo de Rolândia, afirmou que a Biblioteca Central ficou encarregada de manter as casinhas sempre cheias, com as doações que chegam, mas que são títulos duplicados, ou que não fazem parte do acervo. “Agora com a pandemia, as bibliotecas estão fechadas pelo decreto estadual, deste modo, vimos uma oportunidade de as pessoas irem buscar livros nas simpáticas tocas do projeto do JR. Por isso, convidamos as pessoas que passarem pela Bibliotroca a participar: deixem a sua contribuição e retirem um livro para você”, convidou a secretária.
Patrícia também afirma que, nesta época de pandemia em que vivemos, a leitura é um caminho de equilíbrio e de busca pela tranquilidade. Além disso, são comprovadas também as vantagens de habituar as crianças com livros. Isso permite que elas associem o gosto pela leitura ao prazer de estar com um adulto.
Além do Calçadão, há tocas instaladas no ponto de ônibus perto da Igreja Matriz São José (av. Pres. Bernardes), no poste em frente à rua coberta na rua Saguaragi (Vila Oliveira), no estacionamento do supermercado Juliana do Santiago, no Posto Rolândia.
1 – Pegue o livro de que gostou;
2 – Deixe um outro livro que não quer mais.
Fácil, né?