A empresa Viação Garcia respondeu à recomendação administrativa em que o Ministério Público de Rolândia solicitava que os horários e a quantidade de ônibus vigentes na época pré-pandemia da Covid fossem restaurados. Em nota, a empresa respondeu que a retomada da frota integral não irá ocorrer, pois neste momento de pandemia houve uma grande queda de demanda de passageiros, o que também afetou financeiramente a empresa. Quanto à questão da disponibilidade do álcool 70% para os usuários, informações sobre a importância do uso de máscaras, limpeza dos veículos, do sistema de ar-condicionado, a Garcia afirmou estar comprimindo todas as exigências.
Além da empresa, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também enviou uma resposta ao MP de Rolândia afirmando que vistorias “in-loco” foram realizadas por Agentes de Fiscalização da Superintendência Regional Norte, e não foram constatados excesso de passageiros nos horários operados pela empresa Viação Garcia, na linha Londrina – Rolândia.
O DER ainda reforçou que mesmo operando a linha com menos horários que os oficiais de tabela, os ônibus metropolitanos não apresentam excesso da capacidade permitida, mesmo que nos horários de pico, e pontuou que mesmo com o retorno de algumas atividades o número de passageiros não retornou na mesma proporção, estando a transportadora devidamente orientada de ir retornando a frota de acordo com o retorno da demanda.
Com isso, a promotora Lucimara Ferro afirmou que este é o momento em que a população precisa colaborar com a situação enviando ao MP materiais (fotos e vídeos com datas e horários, cartas assinadas pelos usuários e reclamações no Procon). “Não há como entrar com a ação enquanto não tiver provas suficientes para convencer o juiz. Preciso que a população colabore com fotos, vídeos (tudo com data, horários e local) e representações junto ao Procon. Também se faz necessária um apoio de autoridades políticas nessa ação junto à empresa”, afirmou.
As situações da retomada da frota integral de ônibus intermunicipais fazem referência tanto à linha Rolândia/Londrina e Londrina/Rolândia quanto à linha Rolândia/Apucarana e Apucarana/Rolândia.